domingo, 4 de fevereiro de 2018

'O outro lado da memória' fala sobre a superação em meio a turbulência da adolescência


Escrito quando a autora Beatriz Cortes tinha 13 anos, O outro lado da memória é uma obra que fará o leitor repensar sobre o sofrimento e o significado do amor. De alta identificação entre o público adolescente, o título foi amplamente difundido em diversas escolas de todo o país, reforçando entre os jovens a importância de valorizar os breves momentos da vida, e encontrar a coragem perdida entre os sentimentos negativos.

Na história, o leitor conhece Luíza Bedim, uma jovem talentosa e cheia de sonhos, que sofre uma grande decepção com a pessoa que mais ama. Depois desse período, é perseguida pelo medo e pela dor profunda do ocorrido. A garota acredita que nunca mais será feliz, e vive alimentando-se de sua solidão.

Anos depois, ela conhece Arthur, um aluno novo que chama a atenção de todos por se tornar o capitão do time de basquete da escola. Luíza o ignora no início, porém, por conta de uma confusão, é obrigada a passar um tempo com ele por alguns dias da semana. Entre muitas brigas e discussões, o garoto mostra-se alguém que Luíza não esperava: uma pessoa capaz de fazer com que ela reflita sobre seu passado. Luíza, então, descobrirá que só é possível encontrar a felicidade se lutar por ela.

"A noite demorou a passar. As cenas do passado voltavam ferozmente à minha memória, e não queria que isso acontecesse de novo. A dor era grande demais" (p. 30)

Com uma reflexão profunda sobre a dor e a superação de um trauma, Beatriz Cortes também permite que o leitor, ao ler O outro lado da memória, adquira uma nova visão sobre a literatura: mais que uma forma de diversão, um meio para se identificar e ponderar sobre o temática proposta. Ainda mais, o leitor pode acompanha a leitura da obra com uma música exclusivamente feita para o livro! 
Ouça aqui: 


0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena