sexta-feira, 3 de novembro de 2017

A ciência pode explicar o sofrimento?


A editora Boa Nova lança O Sentido do Sofrimento: do desafio à superação, de Milton Menezes, coach, mestre em psicossociologia, fundador e presidente do Instituto Vita Continua.

Questionado sobre o que exatamente faltava na ciência, o autor, sem pestanejar, respondeu que seria o sentimento. A preocupação que mais o deixa inquieto é a falta de empatia com o sofrimento alheio. Neste sentido, percebeu a necessidade de escrever esta obra e contribuir nesta questão.

Não há uma fórmula certeira para cessar o sofrimento e encontrar a felicidade de um indivíduo, porém existem atitudes que podem ser tomadas com o intuito de convergir para esse fim.

Essa preocupação tem se refletido no investimento, não só de recursos financeiros, mas também de dedicação intelectual de cientistas e filósofos, de reflexão de religiosos e de pessoas comuns, nas diversas formas de explicar, eliminar ou contornar os agentes de aflições e dores.

Apenar dos avanços tecnológicos e do fato da ciência tornar os tratos humanos de forma materialista e mecânica nos três últimos séculos, a dor e o sofrimento humano continuam a desafiar a lógica.

As questões abordadas na obra são: o sentido e o conceito do sofrimento, diante de algumas visões diferentes, como merecimento, luta, entre outros; o processo do sofrer, bem como suas fases; bases pedagógicas e espirituais; o sentimento quando vem de atitudes externas; e as pequenas experiências cotidianas que causam angústias.

O Sentido do Sofrimento: do desafio à superação tem o intuito de auxiliar as pessoas por meio de ferramentas a encontrarem caminhos para a felicidade que tanto almeja. Milton Menezes mostra que é necessário que cada um encontre dentro de si a paz e harmonia, além de acentuar que deixar de sofrer é muito mais um processo interno de compreensão, transformação e atitude para, assim, alcançar a superação.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena