quinta-feira, 23 de março de 2017

Guten apresenta ferramenta digital para o ensino de leitura


O desafio do letramento no Brasil é imenso, uma vez que o índice de alunos alfabetizados que não compreendem o significado dos textos ainda é alto. Um bom nível de letramento só é possível quando o leitor de fato domina a leitura, com competências que permitem que compreenda e interprete textos; seja capaz de fazer conexões com outros conhecimentos; faça inferências; e possa distinguir fatos de opinião, entre outras habilidades. 

Para apresentar a sua ferramenta digital para o desenvolvimento da compreensão leitora a educadores de Fortaleza, a Guten Educação e Tecnologia – empresa que é especialista em leitura e que disponibiliza a única plataforma de linguagens que estimula o desenvolvimento da leitura por meio de textos jornalísticos – realizará um evento no dia 15 de março. O encontro terá a presença de Danielle Brants, fundadora da empresa, e Adriana Pettengill, diretora comercial.

Com conteúdos interativos, sequências de atividades, planos de aula e avaliação continuada com base em relatórios automáticos sobre as competências leitoras dos alunos, a Guten tem uma equipe formada por especialistas nas áreas da leitura, pedagogia, linguística aplicada, linguística computacional, jornalismo e tecnologia. A empresa acredita que grandes leitores podem ser também grandes agentes de transformação da sociedade.

Como o nível de letramento é insatisfatório, há um forte efeito multiplicador negativo – uma vez que a leitura é uma competência fundamental ao bom aproveitamento de todas as disciplinas e fontes de conhecimento. Para se ter uma ideia da relevância do tema, deficiências na área de matemática, por exemplo, podem estar ligadas a problemas de interpretação de textos, porque os estudantes não compreendem o enunciado das questões. 

Para mudar essa realidade, um número cada vez maior de escolas, em vários estados, adotou a plataforma Guten News. Com o uso da tecnologia da Guten, escolas em todo o Brasil estão combatendo o baixo letramento existente entre jovens e crianças. São mais de 30 mil usuários da plataforma Guten News em São Paulo (SP), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Rezende (RJ), com resultados muito positivos. Em Fortaleza, o Colégio Master e o Centro Educacional Evandro Ayres de Moura já dispõem de todas as funcionalidades da plataforma.

Na última década, o Ceará conquistou melhorias significativas na alfabetização e no letramento, com bons resultados no último levantamento realizado pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica – Alfa (Spaece-Alfa), atingindo nível de proficiência em leitura de 185,6, quando a meta era 150 para o segundo ano do ensino fundamental. Mas ainda há um longo caminho a percorrer, em todo o país, para fazer com que os alunos sejam realmente leitores proficientes.

Entre as escolas que já adotam a plataforma da Guten estão, por exemplo, Colégio Elvira Brandão, Instituto Sidarta, Liceu Jardim, ABA Global School, Colégio Pentágono, Colégio Expoente, Colégio Motiva, Colégio Arbos, Colégio Humboldt, Anglo Morumbi, Colégio Salgueiro, Salesiano Resende e Colégio Integrado Americano.


Plataforma Guten News
A plataforma de leitura Guten News contém textos jornalísticos escritos em linguagem adequada ao público infantojuvenil e sequências de atividades “gamificadas” que desenvolvem a capacidade de compreender e de interpretar textos. Cada jogo avalia diferentes habilidades de leitura envolvidas na compreensão dos textos jornalísticos presentes na plataforma: por meio do uso de games, o leitor é motivado a ler artigos atuais que trazem conexões com o mundo e ampliam seu repertório cultural. O uso de textos sobre atualidades propicia a contextualização dos conteúdos escolares, sintonizando as escolas com os acontecimentos recentes da sociedade.

Após os alunos lerem e realizarem as atividades na plataforma, o professor pode acessar a ferramenta analítica que reúne todas as informações sobre a leitura dos alunos. Os educadores recebem relatórios para que possam intervir de forma personalizada com seus alunos, mapeando suas habilidades de leitura de maneira prática e efetiva, de acordo com a matriz de referências do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Com isso, a plataforma contempla alunos, professores e gestores escolares: 
  • alunos: contam com jogos de leitura que os motivam a ler enquanto conhecem mais sobre o mundo ao seu redor; 
  • professores: contam com material didático atualizado a cada semana; 
  • gestores de escolas: contam com uma ferramenta de avaliação da competência leitora que não requer a aplicação de provas e simulados, e que fornece dados semanais de acompanhamento continuado; 
“Uma das questões principais para a compreensão leitora dos estudantes e das pessoas em geral é o engajamento – é preciso ter uma atitude positiva frente ao texto. Depois disso, vem a conquista da proficiência. No que se refere ao engajamento, é importante o papel das novas mídias”, destaca Danielle Brants. O acesso ao aplicativo Guten News pode ser realizado via internet, o que permite aos jovens, seus pais e adultos em geral desenvolver a competência leitora também fora da escola (www.gutennews.com.br).

“Queremos transformar a maneira como a leitura é realizada em casa e no ambiente escolar, causar impacto na vida dos jovens brasileiros, transformar o modo como enxergam o mundo e ampliar seus horizontes, acreditando que grandes leitores podem ser também grandes agentes de transformação da sociedade. O atributo de ser um bom leitor é uma das formas mais democráticas de ampliar as fronteiras de vida do indivíduo”, afirma Danielle Brants.

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