segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

"Queer", uma viagem à Beat Generation


Embora tenha sido escrito em 1952, Queer só veio a público mais de três décadas depois por causa de sua explícita temática homossexual. Ambientado na Cidade do México do início dos anos 1950, o romance acompanha William Lee – alter ego de William Burroughs e protagonista dos livros Junky e Almoço nu - durante uma crise de abstinência de drogas, que ele tenta superar com álcool e com uma paixão obsessiva pelo ambíguo e indiferente Eugene Allerton. Juntos, os dois partem para a América Latina em busca da ayahuasca, a nova droga do momento.

A atmosfera frenética e o ritmo alucinado marcam a narrativa e os monólogos do protagonista, antecipando o estilo visceral que estaria presente em toda a produção literária de Burroughs. Este volume ainda conta com a introdução do autor à primeira edição do livro, de 1985.


Conheça também os outros livros do autor:

Cotidiano modorrento, um atestado de dispensa do serviço militar e alguns trambiques. Marco cultural dos anos 1950, Junky descreve o périplo de um viciado em drogas pesadas.

Tida como a obra mais importante de Burroughs, Almoço nu é uma mistura de delírios sádicos, homossexuais e paranoicos induzidos pelas viagens de heroína.


0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena