terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Editora L&PM Pocket lança duas coletâneas de Jane Austen

AMOR E AMIZADE & OUTRAS HISTÓRIAS

Jane Austen
Tradução de Rodrigo Breunig
Apresentação de G.K. Chesterton

Jane Austen (1775-1817), uma das romancistas mais importantes da literatura universal, viu os quatro romances que publicou em vida caírem na graça do público. Depois de sua morte precoce, surgiram mais algumas obras póstumas, e os admiradores e leitores de Austen só aumentaram com o tempo, como atesta sua popularidade no início do século XXI. Porém, são pouco conhecidos entre nós os primeiros trabalhos da autora, que começou a escrever ainda criança.


Este volume traz três desses textos ficcionais de juventude, todos na forma de narrativas epistolares – contadas através de cartas. A novela “Amor e amizade”, de 1790, mostra a troca de correspondência entre Laura, uma mulher madura, e Marianne, a jovem filha de uma amiga. Laura relata as desventuras amorosas da sua mocidade, à guisa de alerta. A história inclui amores proibidos e fugas da família, além de muitos – e hilários – desmaios. “As três irmãs” e “Uma coleção de cartas”, escritas entre 1791 e 1792, dão novas amostras do estilo cômico e do gênio que se tornariam marca registrada da grande autora.


1) Traz três textos ficcionais escritos na juventude da autora - sua produção desta época é pouco conhecida. Inclui prefácio do escritor G. K. Chesterton.
2) As três narrativas epistolares (em formato de cartas) contidas neste volume têm o humor como traço principal.
3) Aqui a jovem Jane Austen já demonstrava interesse pelos temas que abordaria em seus romances (pelos quais ficaria conhecida): os arranjos casamenteiros na alta sociedade inglesa do início do século XIX, os códigos de comportamento, peripécias amorosas, mocinhos que não são o que parecem.
4) A autora emprega todo seu talento satírico para tratar de alguns costumes românticos da época, como os frequentes desmaios por parte de mocinhas de boa família.
5) Todos os títulos da autora publicados pela L&PM Editores são sucesso de vendas.
6) A arte da capa é de autoria de Birgit Amadori, artista plástica alemã responsável pela arte das capas de todos os livros da autora publicados pela editora. 


LADY SUSAN, OS WATSON E SANDITON

Jane Austen
Tradução de Rodrigo Breunig

A magistral vilã de Jane Austen

Não se sabe ao certo quando Jane Austen (1775-1817) escreveu o romance Lady Susan; estima-se que entre 1794 e 1805. O que se sabe é que ela preferiu não apresentar o texto para publicação, e este permaneceu desconhecido do por mais de cinquenta anos após a morte da autora.


Lady Susan põe em cena uma bela e ardilosa aristocrata que se tornou viúva e não hesita em manipular as ­pessoas – principalmente os homens – ao seu bel-prazer. Monstro ­egoísta, joga com o destino da filha – que considera sem charme e sem inteligência –, com seus sobrinhos, e se mostra a personagem mais calculista e odiosa já criada por Jane Austen. Em nenhuma outra obra ela abordou os costumes e a moral da época de forma tão satírica. E, ao que parece, se divertiu muito criando Lady Susan e os demais personagens. Este volume traz também Os Watson e Sanditon, duas obras inacabadas da autora que, apesar de ter morrido muito cedo e produzido pouco, vem conquistando legiões de leitores ao longo dos séculos, até os dias de hoje.

1) Traz três romances da juventude da autora: “Lady Susan”, e os inacabados “Os Watson” e “Sanditon” - estes dois últimos inéditos no Brasil.
2) A história de “Lady Susan” foi recentemente adaptada ao cinema, num filme britânico com o nome de “Amor e amizade”, estrelado por Kate Beckinsale e Chloë Sevigny.
3) Estas três novelas mostram a jovem Jane Austen experimentando uma variedade de estilos, que vai da sátira ao melodrama, passando pela narrativa epistolar.
4) “Lady Susan” traz uma das personagens mais interessantes da autora, que dá nome ao texto e que difere muito das personagens femininas pelas quais se tornou mais conhecida: aqui as regras e os costumes da sociedade causam não apenas a aflição de jovens mulheres e suas mães, que precisam casá-las para garantir seu futuro e seu sustento, mas as artimanhas de uma mulher bela, sagaz, inescrupulosa e insensível, que manipula todos a seu bel-prazer. 
5) Todos os títulos da autora publicados pela L&PM Editores são sucesso de vendas.
6) A arte da capa é de autoria de Birgit Amadori, artista plástica alemã responsável pela arte das capas de todos os livros da autora publicados pela editora.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena