domingo, 22 de janeiro de 2017

Como a terapia regressiva pode ajudar no tratamento de transtornos?


Na obra Não Consigo Desgrudar da Mamãe, escrita pela terapeuta Daniele Vanzan com participação de Milton Menezes, Chico é um menino doce que apresenta uma grande dificuldade: afastar-se dos pais para realizar suas atividades diárias, como ir para a escola ou dormir na casa dos primos. Quando a mãe o deixa na escola, por exemplo, sofre muito, pois tem medo que ela não volte para buscá-lo. Assim, deixa de se divertir com os amigos ou de se distrair.

Então, os pais de Chico procuram uma terapeuta, que começa a ajudar o pequeno a descobrir e superar o problema, chamado Transtorno de Ansiedade de Separação. 

Nesse dia, todos puderam falar sobre o que vinha acontecendo com Chico quando precisava se afastar da sua mãe: ele não conseguia desgrudar da mamãe! E começaram a pensar nas coisas que Chico perdia enquanto estava preso à mãe: o cinema com os amigos, férias na casa do primo que ele amava, dormir na casa do amigo ou da vovó... Puxa, quantos momentos divertidos ele deixava para trás!

Através de brincadeiras e atividades interativas no consultório, Chico começa a controlar as sensações ruins e a se sentir mais seguro quando distante da mãe.

Na obra, além da história ilustrada, a autora explica melhor o conceito de Transtorno de Ansiedade de Separação, de acordo com as suas experiências como terapeuta em consultório. Com isso, ela pretende fazer as pessoas entenderem melhor o que é o problema, em vez de tratarem a situação como birra, manha ou tentativa de chamar a atenção dos adultos.

Quais os motivos de sofrimento das crianças? Quais cuidados precisam ser tomados com elas? E quando não se percebe nada que justifique o sofrimento da criança? Como fazer com que elas superem o medo da separação? Essas são algumas das perguntas respondidas pela terapeuta com o objetivo de auxiliar os pais a lidarem com o transtorno.

Neste livro, Daniele traz possíveis explicações que podem ocasionar o problema, além de deixar claro que às vezes até mesmo experiências de vidas passadas podem influenciar no comportamento e nas reações emocionais das crianças.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena