quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

A compreensão da organização medieval em sua natureza mais profunda

O francês March Bloch, um dos mais renomados historiadores do século XX, no livro A Sociedade Feudal, publicado pela Edipro, investiga o organismo vivo do feudalismo, e não apenas sua natureza política, jurídica e religiosa, mas também, o homem a partir de seu modo de viver e de pensar nesta época.

A intenção do autor foi estudar todas as abordagens da sociedade feudal, desde as origens até as relações familiares e de dependência, rituais, hábitos e costumes sociais.

“Poucos se dedicaram à formidável tarefa de reconstruir e analisar um ambiente humano completo; menos ainda conseguiram. Bloch se atreveu a fazer isso e foi bem-sucedido […].” – Charles Garside, Yale Review

Na obra, não é só abordado o momento em que vigorava esse sistema que permeou a era feudal na Europa Ocidental entre os séculos IX e XII, mas também fatos que proporcionaram a transição para o que veio a se tornar os Estados-nação.

“[…] Um livro para leitores inteligentes interessados no passado vivo da Europa.” – C. V. Wedgwood, The Daily Telegraph

O livro é uma leitura essencial para todo estudioso da Idade Média e constitui o ponto de partida necessário para qualquer pessoa que deseja se aventurar pelo universo complexo e intrigante do feudalismo europeu. Ainda, pode ser uma ótima dica para quem gosta de viajar e conhecer a história do mundo.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena