segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Latim é reforço para diversos segmentos de estudos


Com o intuito de levar mais uma obra de qualidade aos seus leitores e de oferecer uma importante ferramenta para a compreensão de uma das línguas basilares da cultura ocidental, a Editora Edipro lançou neste mês o Dicionário Latim - Português – Termos e Expressões.

Em tempos que a internet derruba fronteiras, esta obra – que contou com as minuciosas revisões técnicas do professor de Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), Alexandre Hasegawa – é muito mais precisa (no sentindo das expressões e usos das palavras) para tradução rápida, por exemplo, do que o Google Tradutor. Experimente consultar “o ter beata civitas”, no livro encontrará “ó cidade três vezes feliz” e no Google “três vezes da cidade abençoada”. Que tal buscar por “ovo nudior”? Mais pelado que um ovo?

Nesta obra, Alexandre Hasegawa, também coordenador do VerVe (Verbum Vertere) grupo de pesquisa sobre poética e tradução de textos latinos e gregos, traz um estudo de mais de 24 mil verbetes que vão agradar não somente os estudiosos para uma consulta rápida, clara e objetiva, como os tradutores, estudantes e a todos os interessados a se aprofundar nos clássicos latinos.

As curiosidades do LATIM

O latim pertence à grande família das línguas indo-européias. Foi a percussora português, italiano, francês, romeno, espanhol, entre outras e, por um grande período a língua oficial dos governantes de Roma. Porém se difundiu e criou novas formas, principalmente com a ruína do Império da capital italiana e de sua civilização.

O conhecimento da língua latina não deveria ser interessante apenas para professores, acadêmicos e pesquisadores, pois está ligada à história e cultura de praticamente todos os povos. A tradução também auxilia para interpretar textos científicos, teológicos, filosóficos e de direito, e ajuda a compreender importantes relatos sobre o que se passou na civilização.

O dicionário, lançado pela Edipro, chega às grandes livrarias de todo o país com uma diagramação diferente dos demais dicionários, apostaram na capa dura e um design que o transforma em uma peça clássica na estante.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena