sábado, 5 de novembro de 2016

Fonética, fonologia e ensino: um livro para enfretar várias dificuldades

Fonética, fonologia e ensino – guia introdutório tem já uma longa história. Levou anos sendo gerado. Ao longo desse tempo, recebeu contribuições de amigos e alunos, ganhando diferentes formas e versões. Dias antes de submetê-lo à Parábola Editorial, a autora quase deletou o arquivo, num breve momento de pouca fé no projeto.
 
 Isso seria a perda de um livro cuja redação começou em 2008, quando Mikaela Roberto foi convidada a produzir alguns materiais didáticos para cursos a distância de uma universidade de Santa Catarina. Simultaneamente a essa produção, ela passou a lecionar “Introdução aos Estudos de Fonética e Fonologia”, na qual utilizou o material que produzira. Em 2012, ao assumir a mesma disciplina já na UFRRJ – dessa vez, em um curso presencial –, ela decidiu elaborar uma apostila com base na ementa da disciplina, inspirando-se no livro redigido para EaD. Os alunos continuaram dando sugestões para aprimorar o material. Em 2013, foi a vez de uma turma do ProfLetras ajudá-la a identificar aspectos a serem melhorados. Desde então, com a ajuda de outros olhares e experiências, a obra veio a ganhar, em julho de 2016, a versão final e agora é publicada.

A obra leva muito em conta que as pessoas interessadas em questões linguísticas (e também literárias) e que optam, por exemplo, pela formação em Letras, não se identificam tanto com estudos que sinalizem proximidade com áreas exatas. Ocorre que fonética e fonologia exigem contato com noções de diferentes áreas e supõem formalizações, seja pela linguagem das regras e das transcrições, seja pelos termos técnicos que definem os termos da área, e muita precisão e abstração conceitual. Some-se tudo isso a uma formação que não dispõe de tempo suficiente para a explanação detalhada de tudo o que as disciplinas envolvem, tampouco o devido acesso a aparatos laboratoriais e tecnológicos que permitam a aplicação prática do que propõem as diferentes teorias. 

É hora de construir uma relação de amor e fidelidade entre fonética, fonologia e letramento dos estudantes. Se considerarmos o estudante que entra na escola, o desenvolvimento de sua consciência fonológica será essencial para ele se apropriar devidamente de como se estrutura o sistema ortográfico da língua. E isso é fundamental para ele poder avançar num processo contínuo de letramento. Se considerarmos os estudantes de graduação, especificamente em cursos de Letras e Pedagogia, por exemplo, eles precisam de ferramentas que os auxiliem a atuar de forma competente na formação e no letramento de seus alunos, já que terão contato direto com as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem da escrita e da leitura.

Fonética, fonologia e ensino – guia introdutório tem dois expressivos diferenciais: um deles é a linguagem clara com que os temas são abordados, o que torna a leitura mais fácil, um aspecto de significativo valor para aqueles que sentem dificuldade com as leituras da área. Outra diferença é o cuidado com que se costuram os temas abordados em cada capítulo com a representação escrita e com o ensino do português brasileiro como língua materna.

Outro aspecto que torna essa obra especial é o empenho didático da autora, que perpassa o livro. Ao final de cada capítulo, o leitor encontrará uma síntese dos conteúdos principais e atividades para autoavaliação. Um glossário também auxilia o estudante a compreender o significado básico das palavras especializadas.

Por já ter vivido a experiência docente em diferentes níveis de formação básica, da pré-alfabetização à pós-graduação, Mikaela Roberto conhece muitas das dificuldades e, por isso, traz para o livro, de forma muito didática, algumas delas, o que culmina, no último capítulo, uma reflexão sobre o ensino da ortografia nos dias de hoje. 

Esse é um livro para leitores interessados em fonética, fonologia e ortografia, com destaque para alunos de graduação (Letras, Pedagogia e áreas afins) e professores da educação básica (desde alfabetizadores a professores de outros segmentos, o que inclui, também, alunos de mestrados profissionais, como o ProfLetras). Esperamos com ele contribuir para a formação dos futuros professores deste país, particularmente os preocupados com a alfabetização, tão necessitada de atenção quanto aos aspectos linguísticos que lhe são pertinentes.

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