terça-feira, 7 de junho de 2016

O Coração do Cão Negro

de César Alcázar e Fred Rubim (Editora AVEC)

Obra dos gaúchos César Alcázar e Fred Rubim, O Coração do Cão Negro conta a história do guerreiro Anrath, um mercenário irlandês do século XI. A graphic novel conta muitas histórias do protagonista mesmo sem usar palavras. A arte esconde muitos sobre a história conturbada do personagem, assim como pequenas frases e palavras dentro dos diálogos vão mostrando um pouco de sua personalidade e de suas memórias.

Nascido gaélico nas ilhas onde hoje é a Irlanda, Anrath foi criado pelos vikings, recebendo o apelido de Cão Negro por causa de seu cabelo escuro. Ele participou inclusive de batalhas do lado dos conquistadores bárbaros, lutando conta o seu próprio povo. Mas mesmo vivendo a vida toda entre os vikings, muitos o tratavam com indiferença por ele não ter o sangue deste povo. Desta forma, ele jamais foi aceito completamente por nenhuma das duasculturas, e esta dualidade fez dele um renegado.


O clima da narrativa lembra muitos as lendas nórdicas, e para quem gosta de histórias do tipo, como das séries Vikings e The Last Kingdom, com certeza vai curtir demais os personagens, locais mostrados na história e acontecimentos.

O viking Ild Vuur, antes melhor amigo de Anrath, agora oferece uma recompensa pela sua cabeça. Ele precisa tomar cuidado a cada passo porque está sendo caçado, e provavelmente se for capturado não será levado com vida. A rixa entre os antigos amigos foi porque o guerreiro de envolveu com a irmã de Ild, e Vand agora está morta. De certa forma o relacionamento de Vand e Anrath foi o causou a morte dela, e a experiência foi trágica para todos os envolvidos.

Desprovido de seu grande amor, longe de seu irmão de criação e único amigo, e sem uma terra para chamar de sua, o único aliado de Anrath é a feiticeira Grainne. Ele busca refúgio junto a ela, que entende os sentimentos de luto e perda com que ele lida, e também mostra algumas visões do futuro.


Anrath é contratado por um inglês misterioso para recuperar um artefato desconhecido e cheio de poder, conhecido como Coração de Tadg. Diz-se que a peça pode levar à localização de um tesouro inimaginável. Ele decide ir junto com o homem e tentar encontrar a peça, enterrada junto do túmulo de um druida. Mas como Anrath saberá em quem confiar?


Fiquei muito surpresa com a qualidade desse trabalho. é uma coisa muito feia que muitos de nós fazemos, mas damos mais valor aos trabalhos que vem de fora, quando aqui pertinho tem gente fazendo obras maravilhosas como O Coração do Cão Negro. 

A edição da Editora AVEC ficou excelente, com papel de muita qualidade e uma capa bem resistente. Quem acompanha as resenhas aqui no blog já deve ter percebido que eu sempre comento sobre a qualidade dos materiais que a maioria das editoras usa para imprimir as HQs, como se elas fossem sempre descartáveis, e não houvesse problema em usar papéis de baixa qualidade e capas finas, que acabam estragando a obra durante a leitura e com o passar do tempo. Felizmente esse não foi o caso, bem pelo contrário, sei que vou poder guardar a HQ sem o risco de danificar a obra. 


No geral, a HQ tem uma história envolvente, e uma arte sequencial maravilhosa, gerando uma leitura rápida, que deixa o gosto por mais histórias do Cão Negro. O personagem é envolto por um manto de segredo, e isso se torna muito sedutor para quem lê, dá vontade de saber tudo que já aconteceu na vida de Anrath. 

Os desenhos de página inteira são um deleite, e as cores dão o tom para a história, escuras, frias e sombrias. Com certeza é uma obra que vou guardar, reler e indicar para outros leitores. Uma obra que vale a pena conhecer e divulgar, para enaltecer o trabalho feito em nosso estado.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena