terça-feira, 5 de abril de 2016

O Canto do Pássaro

de Sebastian Faulks (Editora Record)

A Primeira Guerra Mundial é um conflito que já foi muito explorado na literatura, mas poucos o fizeram como Sebastian Faulks. Em seu livro O Canto do Pássaro (Editora Record, 556 páginas), o autor inglês aborda o conflito sob um viés muito particular. Na obra, somos apresentados ao jovem Stephen Wraysford, que anos antes da guerra, em 1910, está na França para aprender sobre a indústria têxtil com um comerciante local. Hospedado na casa de Azaire, ele se apaixona pela esposa de seu anfitrião, Isabelle.


 
Os dois iniciam um tórrido relacionamento, que gera discórdia e termina de maneira infeliz para todos os envolvidos. Anos depois, Wraysford é um tenente e está na França durante os conflitos, e seu destino pode propiciar um último reencontro com a mulher que uma vez amou.
"Eu sei. Eu estava lá. Eu vi o grande vazio em sua alma , e você viu o meu."

O estilo refinado de Faulks causa um encanto no leitor, que faz as páginas voarem nas mãos. A narrativa acontece em três períodos de tempo, interligados e igualmente interessantes. As descrições das trincheiras e dos túneis sufocantes são vívidos o bastante para causar vertigem. Uma obra realmente excepcional e incrivelmente humana.

Sabe aquele tipo de livro que te dá vontade de marcar todas as páginas com citações e guardar esses trechos para sempre? Pois então, o livro é recheado de pensamentos profundos, de verdades reveladores sobre o ser humano. Como se o autor soubesse segredos do que é viver, e amar e sofrer.

http://sirredmayne.tumblr.com/post/127812674757/eddie-redmaynes-characters-stephen-wraysford

O personagem principal é muito interessante e muito complexo, ao longo da leitura são camadas e mais camadas para o leitor descobrir e mesmo assim, a cada momento você percebe que ele ainda pode te surpreender. Gosto quando isso acontece, e é raro um personagem que seja tão real e humano, e mesmo assim seja imprevisível.

 

Uma das únicas tristezas é que esta edição é bem antiga, e infelizmente é quase impossível de encontrar o livro novo para comprar. Pelo que eu vi tem em poucas bibliotecas então, o que dificulta para quem quiser ler. A minha edição eu consegui comprar na Estante Virtual, paguei acho que 12 reais, mais uns 10 reais de frete. Ele está um pouquinho amarelado e tem fita colada na lombada.

A história foi adaptada com maestria pela BBC em uma série de apenas dois capítulos, com o título original Birdsong. Estrelada por Eddie Redmayne e Clémence Poésy, o programa é realmente fiel ao livro, e abordou de forma espetacular a parte do conflito. Vale a pena baixar da internet mesmo para ver, por que neste ponto não sei se ainda é possível ver na televisão, e nunca vi pra vender em DVD.

A série tem uma fotografia maravilhosa, trilha sonora linda, e a narrativa foi colocada de uma forma bem encantadora, misturando a primeira e a segunda fase da história. Apenas a terceira fase que se passa nos anos 1970 não foi representada no programa. Achei tudo tão lindo que depois de ver me obriguei a ler o livro, porque sabia que a história tinha que ser linda.

Confira o trailer (em inglês):

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena