terça-feira, 19 de abril de 2016

Guerra Civil


de Stuart Moore (Editora Novo Século)

A Editora Novo Século lançou no final do ano passado a versão em livro da história que causou a maior ruptura do Universo Marvel. Os quadrinhos deram origem ao romance Guerra Civil, escrito por Stuart Moore e adaptado dos quadrinhos de Mark Millar e Steve McNiven. Na história, um incidente da cidade de Stamford deixa um grande número de mortos, efeito colateral da ação dos super-heróis.



O fato volta a opinião pública contra as pessoas com poderes, o que leva o governo a exigir um registro dos humanos aprimorados. Nesta história o Homem de Ferro, Tony Stark, fica do lado da lei acreditando que a medida é um mal necessário, e o patriota Steve Rogers, o Capitão América, se torna um exilado, por ver o registro como uma agressão à liberdade. Os dois e os heróis que os apoiam entram inevitavelmente em conflito. 

Fazem parte desta história inúmeros personagens icônicos da história dos quadrinhos e da Marvel. O Quarteto Fantástico, um grande número de X-Men, os Vingadores, além de personagens solitários como Demolidor, Justiceiro e Homem Aranha entram na farra.

A hostilidade histórica das HQs foi novelizada de forma simplificada, levando ao leitor tudo de mais importante que ocorre na história. Um fã de quadrinhos vai sentir falta dos complementos visuais que acompanham as histórias de heróis, mas dá pra ter uma boa ideia do que está acontecendo. Os capítulos curtos tornam a leitura dinâmica, avançando na história rapidamente. 


Acho que a narrativa ficou bem simples e fácil de acompanhar, foi fácil passar pelos capítulos curtinhos enquanto a leitura se desenrolava. A única crítica que faço à adaptação é que a narrativa ficou meio despersonalizada, acho que em alguns momentos faltou um pouco mais de descrição dos ambientes, e um aprofundamento emocional dos personagens. O estilo pessoal do autor é quase inexistente (se é que isso é possível), mas eu acredito que tenha sido o objetivo ao transpor a narrativa dos quadrinhos para o texto corrido do livro, sem perder a essência.


Comprei a minha edição no stand da Editora Novo Século na Comic Con Experience (CCXP), e por sorte no dia o ilustrador da capa, Will Conrad, estava por lá autografando. Aproveitei e pedi para ele fazer um sketch do escuro do Capitão América no meu livro, e só digo isso: ficou MARAVILHOSO.


A história em si é muito interessante, e vale a leitura só pela importância dentro do Universo da Marvel, para quem acompanha os filmes e quadrinhos. É um livro que complementa a HQ, mas também consegue se sustentar sozinho. E mesmo sendo muito diferente, já prepara o espectador para o filme que vem por aí.

Para os fãs da Marvel nos cinemas, que aguardam o
esperado filme dos irmãos Russo, Capitão América: Guerra Civil, que estreia em 28 de abril é um agradável complemento. Já sabemos que a narrativa do filme vai divergir do cânone dos quadrinhos, mas a trama principal da guerra está ali, dá pra entender melhor o universo destes heróis. 

Como uma boa viciada no MCU, mal posso esperar para assistir este filme, e cada spot e imagem divulgada me deixa mais e mais ansiosa. Uma das coisas que mais gostei sobre este filme é o foco no Bucky, o Soldado Invernal. Ele que foi o melhor amigo do Capitão América e depois foi usado como assassino pela Hidra é um dos pontos de convergência desta história, e um dos personagens mais interessantes no Universo Cinematográfico, na minha opinião. 

Confira o trailer do filme:

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena