quarta-feira, 20 de abril de 2016

5 documentários que você precisa assistir

Oi gente, tudo bem? Junto com todas as dicas literárias vocês sabem que adoro dar pitacos sobre cinema também, e um dos gêneros que adoro e nunca comento aqui no blog são os documentários. Antigamente a única maneira de ver um bom doc era assistir canais à cabo ou educativos, mas hoje com o Youtube e o Netflix à disposição tem muita coisa boa que a gente pode conhecer. Selecionei alguns dos melhores documentários que vi nos últimos meses para recomendar que você assista, se se interessar pelas assuntos! Olha só:

1- O Sal da Terra, de Win Wenders e Juliano Ribeiro Salgado (110 minutos, 2014)
Nos últimos 40 anos, o fotógrafo Sebastião Salgado tem viajado através dos continentes, aos passos de uma humanidade sempre em mutação. Ele testemunhou alguns dos principais eventos da nossa história recente; conflitos internacionais, a fome e o êxodo. Ele agora embarca na descoberta de territórios imaculados, da flora e da fauna selvagem e de paisagens grandiosas como parte de um enorme projeto fotográfico. Uma homenagem à beleza do planeta. Onde ver: lançou em DVD.


2- Virunga, de Orlando von Einsiedel (100 minutos, 2014)

As florestas do Parque Nacional do Virunga guardam uma enorme biodiversidade, grandes jazidas minerais e os últimos gorilas de montanha do mundo. Paramilitares, caçadores e mineradoras rondam o entorno do parque, que conta somente com um pequeno grupo de guardas florestais para protegê-lo. Dispostos a sacrificar a vida pelo Virunga, os guardas enfrentam as constantes investidas que ameaçam o parque. Onde ver: Netflix.


3- Wartorn - Traumas de Guerra: 1861-2010, de Ellen Goosenberg Kent, Jon Alpert e Matthew O'Neill (110 minutos, 2010)
Com as taxas de suicídio entre militares ativos militares e veteranos atualmente em ascensão, a HBO traz um especial para mostrar as feridas invisíveis da guerra. Baseando-se em histórias pessoais de Soldados norte-americanos cujas vidas e psicológico dilacerado pelos horrores da guerra, o documentário narra o persistente efeito do estresse de combate e estresse pós-traumático em militares e seus famílias ao longo da história americana, desde a Guerra Civil através de conflitos atuais no Iraque e no Afeganistão. Onde ver: Está disponível no Youtube.



4 - O Lado Negro do Chocolate, de U. Roberto Romano (46 minutos, 2010)
O chocolate que consumimos é produzido com o uso de trabalho infantil e tráfico de crianças? O premiado jornalista dinamarquês, Miki Mistrati, decide investigar os boatos. Sua busca atrás de respostas o leva até Mali, na África Ocidental, onde câmeras ocultas revelam o tráfico de crianças para as plantações de cacau da vizinha Costa do Marfim. A Costa do Marfim é o maior produtor mundial de cacau, respondendo por cerca de 42 por cento da produção. Empresas como a Nestlé, Barry Callebaut e Mars assinaram em 2001 o Protocolo do Cacau, comprometendo-se a erradicar totalmente o trabalho infantil no setor até 2008. Será que o seu chocolate tem um gosto amargo? Acompanhe Miki até a África para expor "O Lado Negro do Chocolate". Onde ver: está disponível no Youtube.


5 - Blackfish- Fúria Animal, de Gabriela Cowperthaite (83 minutos, 2013)
O longa conta a história de Tilikum, a principal baleia orca do parque temático SeaWorld, em Orlando, Estados Unidos, responsável pela morte de três pessoas. Imagens fortes e entrevistas emocionantes compõem o painel e ajudam a entender o comportamento da espécie, o tratamento cruel no cativeiro, além de recuperar as trajetórias e mortes dos treinadores, pilares de uma indústria multibilionária. O filme convida o espectador a repensar nossa relação com a natureza e explicita o quão pouco os humanos estão dispostos a aprender com esses mamíferos. Onde ver: está na Netflix.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena