terça-feira, 7 de julho de 2015

10 dicas para escrever seu primeiro livro

Muitas pessoas sonham em escrever, publicar e ver seu livro na estante dos mais vendidos da livraria. Contudo, para ter sua própria obra, além de uma boa ideia, é preciso ter tempo, dedicação e muita boa vontade. Alguns escritores enfrentam todos os tipos de desafios e adversidades antes de lançarem seu primeiro título, mas, nem por isso desistem de seus objetivos. Para ajudar escritores de primeira viagem, preparamos 10 dicas que todos devem saber antes de escrever sua primeira obra. Confira:

1. Reserve tempo para o livro: Todas as atividades que envolvem a elaboração de um livro demoram mais tempo do que parecem para serem executadas. Por isso, é importante se programar e estar pronto para imprevistos. Estabeleça prazos longos– isso evitará possíveis frustrações.

2. Acredite em suas ideias: Se você pensou em algo e adorou, acredite na sua ideia e vá em frente. Bote fé naquelas histórias que você não consegue tirar da cabeça e coloque-as no papel.

 
3. “E se” é a pergunta mais importante: Ao escrever seu texto, milhões de possibilidades surgirão em sua mente. Os destinos das personagens podem ser escritos e reescritos diversas vezes. Escolha aquele que lhe agrada mais e continue escrevendo.

4. Histórias loucas são normais:
Afinal, na literatura tudo pode acontecer. Seu enredo precisa fazer sentido, mas é válido deixar a imaginação aflorar e explorar algumas maluquices de seu inconsciente.

5. Reescrever faz parte: Mas isto requer paciência. Escrever por si é uma missão difícil, contudo, reescrever pode dar ainda mais trabalho e levar mais tempo do que esperado, portanto, reserve meses para fazer a atividade. E se julgar necessário, reescreva mais uma vez.

 
6. Peça opinião: Selecione algumas pessoas dispostas a ajudar, e peça que leiam seu texto. Elas podem perceber erros que você não tinha notado e informações que estão faltando, o que, de fato, auxiliará o andamento do seu livro.

7. Esteja disposto a receber críticas: Criticar não é prazeroso para ninguém, portanto, se alguém critica é porque essa pessoa dedicou tempo para ler seu texto, acredita em seu trabalho e está disposto a ajudar. Portanto, aceite críticas e, se preciso, mude suas opiniões.

8. Se você odiar seu trabalho, não confie em seu sentimento: Depois de muito tempo dedicado a um projeto, é normal que você enjoe ou até passe a odiar o que escreve. Entretanto, é importante que você lute contra este sentimento e não o deixe vencer. Continue firme e lembre-se do seu objetivo.

 
9. No final, você não saberá resumir seu livro: Quando você chega próximo do fim do túnel, resumir o enredo de seu texto torna-se uma tarefa difícil. Afinal, foram anos dedicados a um projeto que desafiava sua imaginação e fazia você transformar pequenas situações em grandes e complexos momentos. Reverter esse processo, no início, pode ser difícil, mas com o passar do tempo você perceberá que a missão deixará de ser impossível.

10. Terminar é apenas o começo:
Finalizar a história de seu livro significa iniciar uma nova jornada: buscar editoras, revisar, criar arte, mandar para impressão… O processo é demorado e cansativo, mas, com certeza, você ficará plenamente satisfeito ao segurar seu livro em mãos. Lembre-se: por mais que existam dificuldades, não deixe-as serem mais fortes do que você e seus sonhos: siga em frente.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena