quinta-feira, 21 de maio de 2015

Tudo que um geek deve saber

de Ethan Gilsdorf (Editora Novo Conceito)

Uma biografia engraçada e que mistura história de vida com cultura pop, Tudo que um Geek Deve Saber é um livro para agradar todos os nerds de plantão. O autor conta no livro toda a sua história como geek, como entrou em contato com as várias vertentes de nerdices ao longo de sua vida, e como isso moldou a pessoa que ele é, e se relacionou com o que acontecia em sua história pessoa. 


Ethan começou jogando RPGs na infância, e passou sua vida nutrindo uma paixão por coisas geeks.Quando criança, sua mãe era doente e não podia cuidar dele como uma mãe "normal" faria, ele então se trancava com seus amigos no porão de casa e viajava para mundos fantásticos, um escape proporcionado pelo Role Playing Game, e que divertia nutrindo a mente dos meninos.

Os assuntos dentro do livro vão de convenções de Dungeons & Dragons, a feiras medievais, além de entrevistas com geeks de vários lugares do mundo, e viagens do autor em busca de nerdices. Tratando do começo da internet, e do apogeu dos jogos online como World of Warcraft, Ethan mostra também a paixão causada por sagas como O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien e conta sobre sua viagem à Terra Média, digo, Nova Zelândia.



Cada história é acompanhada da percepção do autor, como amigo e conhecido, e como pessoa que vivenciou a experiência, além de imagens dos locais que complementam muito bem a história.

O livro é cheio de referências exteriores, e mostra um mundo de links, blogs e sites onde você pode se informar mais sobre estes assuntos e conhecer um pouco mais de cada submundo dos nerds. 

Como uma nerd assumida, e fã doentia de O Senhor dos Anéis, no dia em que o livro chegou em casa já comecei a leitura, por que sabia que independente do foco que o autor usasse seria uma leitura bem aproveitada. 


Ao relatar sua própria história, e como iniciou seu contato com todas estas diferentes vertentes de cultura, o autor questiona a fuga da realidade que muitos buscam nas obras de fantasia e jogos, e até que ponto isto é saudável. Ele nunca deixou de nutrir sua paixão, e durante sua vida encontrou pessoas que levam vidas duplas, gostando de coisas diferentes e ainda levando assim levando vidas normais. Um livro para quem se identifica com o tema, pra divertir e informar.

De forma geral, gostei muito do livro e indico a leitura. Tanto para quem já conhece os assuntos, quanto para quem quer conhecer mais sobre esse mundinho particular dos nerds. Além disso, as conclusões que o autor encontra no fim de sua jornada são surpreendentes! :)

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena