quinta-feira, 12 de março de 2015

Arrabal e a Noiva do Capitão

de Marisa Ferrari (Editora Novo Conceito)

Na cidade italiana de Nápoles, no século 18 os gêmeos idênticos Giordano e Giuseppe tentam levar vidas separadas, mas causando muitos enganos. Na idade adulta dos irmãos, Giuseppe tornou-se o poeta Arrabal e viaja por todo o país com sua trupe teatral, renegado pelos pais que o consideram morto. Já Giordano é o orgulho da cidade, um dos mais leais soldados do rei, Capitão-Chefe da Guarda Real que trouxe muitas glórias ao seu nome. Mas ao mesmo tempo, Arrabal não é mais tão feliz na estrada e pensa que algo falta em sua vida, algum porto seguro depois de tanto cagar. E Giordano questiona a inutilidade das guerras e a violência dos conflitos, travados por soberanos

Os dois tiveram uma infância feliz, até que suas diferenças de personalidade começaram a entrar em conflito o que piorou a saúde de sua mãe que já era frágil. Já o pai dos dois se limitou a ser rígido e tentar evitar qualquer tipo de expressão artística ou emocional dentro de sua casa, o que terminou por afastar os dois ainda mais. Os irmãos se amam, mas não demonstram e não deixam isso transparecer por causa de todas as rixas.



Agora os irmãos Romanelli retornam separados à cidade por conta de seus deveres e todo o esforço que fizeram para se manter afastados será em vão, já que o destino parece insistir em uni-los nos mesmos locais. Giordano está de casamento marcado com Luigia Di Medinacelli, mas ela acaba conhecendo Giuseppe e o poeta também ganha espaço em seu coração. O acordo de cavalheiros que regia o relacionamento dos irmãos fica por um fio com este triângulo amoroso.

A trupe de Arrabal é uma das melhores partes da história, os personagens são maravilhosos, bem construídos, divertidos, com histórias e passados interessantes e que ornam com o contexto da época e do romance. E eles falam misturando um pouco de italiano o que achei um charme, e sim, consegui entender tudo mesmo não parlando niente.



O livro da autora brasileira foi uma das minhas maiores surpresas literárias dos últimos tempos. Marisa Ferrari tem um grande entendimento de sua obra e do período em que ela acontece, e sucede em transportar o leitor para sua narrativa de época. Da mesma maneira, o livro apresenta personagens interessantes e reais, e é impossível não ser fisgado.

Tem várias tramas paralelas, mas o leitor não fica nem um pouco confuso quanto aos personagens e suas histórias de vida. Tem muita comédia, muito romance, um pouco de drama e suspense também, tudo na medida certa. Cada pessoa que surge na história tem as suas características, e cada um é tão real que você reconhece essa pessoa.



Os irmãos tem personalidades muito diferentes, mas cada um é apaixonante a sua maneira. Chega um momento da narrativa em que você se vê torcendo para que os dois vençam, pra que cada um seja feliz do seu jeito.

A edição do livro está ótima, e a capa ficou linda demais. Não encontrei erros de revisão, então dá pra ver o quanto a edição foi caprichada. Uma das coisas que mais chamou a minha atenção e me surpreendeu foi o final do livro, que é maravilhoso e muito, mas muito surpreendente. Não é absolutamente nada do que você está esperando! hahaha

A Rede Globo adquiriu os direitos do romance e deve transformá-lo em uma série de tevê ou novela. Mal posso esperar para saber quais os atores que vão ser escolhidos para dar vida a todos estes personagens que aprendi a admirar durante a leitura. é um livro que recomendo, e que com certeza você vai gostar.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena