terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Resenhas do Oscar 2015

Oi gente, tudo bem com vocês? Como todo mundo sabe domingo foi dia de premiação do Oscar, e como cinéfila declarada tentei assistir todos os filmes concorrendo. Pela primeira vez pude ver todos os concorrentes a melhor filme antes da entrega dos prêmios, assim como alguns que concorriam em várias categorias. Dos principais acho que faltou Para Sempre Alice e Foxcatcher, mas leiam abaixo o que achei destes filmes nas mini-resenhas que fiz para a página do blog no Facebook.

A Teoria de Tudo, de James Marsh (123 minutos): O filme conta a história real do físico Stephen Hawking, desde o momento em que descobre que possui esclerose lateral amiotrófica. A doença não o impede de se relacionar com aquela que veio a se tornar sua esposa, nem de prosseguir com seus estudos. O filme é lindo, mostra a história de Hawking de uma maneira sensível e emocionante. As atuações de Eddie Redmayne e Felicity Jones dão show, e no geral eu considero um dos melhores filmes desta safra.
Concorreu a Melhor Filme, Melhor Ator com Eddie Redmayne, Melhor Atriz com Felicity Jones, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora.

Ganhou melhor ator com Eddie Redmayne.

Sniper Americano, de Clint Eastwood (133 minutos): Conta a história real do atirador de elite e SEAL do exército americano Chris Kyle, envolvido em diversas incursões na Guerra do Iraque. Bradley Cooper no papel principal faz um trabalho excelente, provavelmente sua melhor atuação no cinema. Sienna Miller faz o papel da esposa, mas apesar de uma atuação consistente, ficou um pouco apagada. Uma história cheia de força e um filme com uma direção impecável, as cenas de guerra são muito boas, e os efeitos especiais são sutis e bem posicionados. Mistura drama e ação em medidas iguais e mostra de maneira efetiva as mudanças que o conflito podem causar ao psicológico dos soldados. Destaque para a edição de som e o roteiro bem construído. Falhou apenas com a cena do bebê falso, que não sei como passou para o corte final do filme. Teve ótima arrecadação, sendo um sucesso de público.

Concorreu a Melhor Filme, Melhor Ator com Bradley Cooper, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Montagem, Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som.

Ganhou Melhor Edição de Som.

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), de Alejandro González Iñárritu (119 minutos): Um ator marcado por interpretar um super-herói tenta retomar o sucesso com uma peça na Broadway, enquanto lida com seu ego e demais problemas psicológicos. Michael Keaton mostra uma boa atuação, ao lado de Emma Stone em seu melhor papel, e um Edward Norton que ainda consegue surpreender mesmo depois de tantos filmes excelentes, Naomi Watts não fica para trás. Apesar de uma bela fotografia, com plano sequência realmente fabuloso, trilha sonora com solos de bateria que dão o tom da instabilidade emocional do personagem principal, o filme apresenta os personagens, dá uma amostra de roteiro com diálogos muito bons mas não vai muito além disto. Pessoalmente, não acho que seja um filme tão bom quanto a crítica quer nos fazer acreditar, mas acho que vai levar algumas estatuetas.

Concorreu a Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator com Michael Keaton, Melhor Ator Coadjuvante com Edward Norton, Melhor Atriz Coadjuvante com Emma Stone, Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som.

Ganhou Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Fotografia. 

Boyhood - Da Infância à Juventude, de Richard Linklater (165 minutos): Um filme que entra para a história do cinema, filmado durante 12 anos, conta a história de Mason, um filho de pais separados. O longa acompanha o menino em seu crescimento, e mostra a ação do tempo em todos os atores enquanto envelhecem. Ellar Coltrane, o ator principal, começa como um menininho e mostra na tela as mudanças ocorridas durante o passar do tempo, compartilhando isto com seu personagem. Ethan Hawke e Patricia Arquette estão ótimos como os pais do menino. Um trabalho de direção espetacular e bela fotografia, Boyhood é um filme lindo e emocionante, que mostra com delicadeza as pequenas transições da vida, e que momentos simples que todos nós vivemos também merecem ganhar as telas.

Concorreu a Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante com Ethan Hawke, Melhor Atriz Coadjuvante com Patricia Arquette, Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem.

Ganhou melhor atriz coadjuvante com Patricia Arquette.

Interestelar, de Christopher Nolan (168 minutos): Filme controverso e complexo, mostra um mundo esgotado de recursos naturais. Neste futuro, um grupo de cientistas busca outros planetas que possam abrigar vida humana. Uma expedição parte liderada por Cooper, que deixa seus filhos na terra, e futuramente sua filha Murph segue seus passos. Este é um longa com um roteiro intrincado, e maravilhoso, e que foi trazido para as telas de forma magnífica. Apesar de ser extenso, dura o tempo necessário para explicar os fatos que levam aos eventos mostrados, e coloca um monte de teorias de física a prova. Com efeitos especiais primorosos e elenco estelar, Matthew McConaughey é o protagonista, ao lado dos igualmente bons Michael Caine, Anne Hathaway, Matt Damon, Jessica Chastain e Casey Affleck.

Concorreu a Melhor Design de Produção, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som.

Ganhou Melhores Efeitos Visuais.
Invencível, de Angelina Jolie (137 minutos): Baseado na história real de Louis Zamperini, o filme estrelado por Jack O'Connell mostra a história do homem que foi campeão olímpico, e na Segunda Guerra Mundial sofreu um acidente aéreo ficando 47 dias à deriva, apenas para ser resgatado pelos japoneses e virar prisioneiro. A história que por si só já é emocionante, tem uma bela fotografia e ótimas atuações, com destaque para O'Connell e Domhall Gleeson como Phil. O filme mostra de maneira muito bela a infância de Zamperini, mas falha um pouco ao criar empatia entre os personagens e os espectadores, uma história como esta deveria emocionar bem mais, mas de maneira geral é um bom filme.

Concorreu a Melhor Fotografia, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som.

O Grande Hotel Budapeste, de Wes Anderson (100 minutos): O filme narra a história de um hotel, onde o gerente fica amigo de um garoto que trabalha como mensageiro. No período entre guerras, os dois vivem aventuras tentando gerir o estabelecimento. O filme está cheio de grandes atores, todos com um espaço na história e atuações impressionantes. O filme tem a estética típica de Anderson, e a fotografia mostra o seu amor pela simetria. O longa começa meio devagar, e se leva algum tempo até compreender onde ele está indo, mas é um filme maravilhoso com uma bela história, e que foi executado muito bem.

Concorreu a Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora, Melhor Cabelo e Maquiagem, Melhor Figurino, Design de Produção, Melhor Montagem, Melhor Fotografia.

Ganhou Melhor Trilha Sonora, Melhor Design de Produção, Melhor Maquiagem e Cabelo e Melhor Figurino.

Selma - Uma Luta pela Igualdade, de Ava DuVernay (127 minutos): O filme mostra a luta de Martin Luther King Jr. em favor dos direitos dos afro-americanos na década de 1960. Na cidade de Selma, no Alabama um grupo busca o direito ao voto e à igualdade, e o reverendo se alia a este grupo, angariando apoio de todo o país após uma dura repressão das forças policiais da cidade. O longa estrelado por David Oyelowo, que por sinal, encarnou o espírito de MLK, principalmente nos discursos, mostra o embate entre a busca pelos direitos humanos e os governantes retrógrados. Filme poético, e pesado, mostra tanto a beleza de uma luta idealista quanto a violência que vem de enfrentar as pessoas que estão no poder. Filme maravilhoso e que com certeza merecia mais indicações.

Concorreu a Melhor Filme e Melhor Canção por Glory, de John Legend e Common.

Ganhou Melhor Canção.

O Jogo da Imitação, de Morten Tyldum (114 minutos): Cinebiografia do matemático inglês Alan Turing, considerado pai da computação, o personagem de Benedict Cumberbatch reúne uma equipe que tenta desvendar o código de criptografia dos nazistas, para vencer a Segunda Guerra Mundial. Turing que era homossexual precisou esconder sua personalidade para que isto não lhe causasse problemas. O filme consegue mostrar a atmosfera do período da guerra, assim como o embate entre a personalidade do matemático e do resto de sua equipe. Benedict está fenomenal, como é de seu feitio e Keira Knightley que também sempre surpreende está especialmente boa. O resto do elenco também é ótimo, e a trilha sonora está muito boa.

Concorreu a Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator com Benedict Cumberbatch, Melhor Atriz Coadjuvante com Keira Knightley, Melhor Trilha Sonora, Design de Produção, Melhor Montagem, Melhor Roteiro Adaptado.

Ganhou Melhor Roteiro Adaptado.

Whiplash - Em Busca da Perfeição, de Damien Chazelle (106 minutos): O jovem baterista Andrew Neiman sonha em ser o maior de sua geração, e treina com afinco no conservatório Shaffer, melhor escola de música dos Estados Unidos. Quando o implacável Terence Fletcher lhe dá uma posição em sua banda, a pressão pode levar o jovem ao limite. Miles Teller realmente surpreende no papel de Neiman um jovem egoísta e insensível que só pensa na sua futura carreira como músico, mas o filme pertence a J.K. Simmons que tem levado todos os prêmios por sua atuação, e que é o destaque do filme. Direção excelente, um filme bom em todos os aspectos técnicos, mas com uma história que falha em cativar o espectador, tem boas cenas e um final surpreendente mas há filmes melhores na competição. 

Concorreu a Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante com J.K. Simmons, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Montagem e Melhor Mixagem de Som.

Ganhou Melhor Ator Coadjuvante com J.K. Simmons, Melhor Mixagem de Som, Melhor Montagem.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena