quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Outlander - A Viajante do Tempo

de Diana Gabaldon (Editora Saída de Emergência)

A série Outlander é sucesso de público e vendas há muitos anos, e recentemente ganhou uma nova edição no Brasil pela Editora Saída de Emergência. A publicação vem na onda da série de tevê baseada nos livros. O romance se destaca principalmente por ser uma fusão de gêneros literários muito amados, como a literatura fantástica, e o romance histórico. Como já contei pra vocês antes, quando gosto muito de um livro sempre tenho dificuldade para resenhar ele, principalmente porque Outlander é extenso e muita coisa acontece, e não quero dar muitos detalhes da história pra não estragar.

A Viajante do Tempo, primeiro volume, conta a história de Claire, enfermeira durante a Segunda Guerra Mundial que tenta retomar sua vida após o conflito. Ela e o marido Frank saem de férias pela Escócia, em uma segunda lua de mel, quando um acidente em um círculo de pedras a transporta para o ano de 1743. Falado assim parece que é uma besteira, mas a forma como Diana Gabaldon desenvolve seus personagens e suas cenas torna tudo muito plausível, e além disto, muito real.



Claire então se vê em meio a uma batalha entre os clãs das Terras Altas e os soldados britânicos e força sua mente racional a compreender que não está mais no século em que nasceu. Resgatada pelo clã Mackenzie, ela só pode contar com a ajuda do fugitivo Jamie Fraser, o único disposto a confiar em uma sassenach, uma estrangeira, que pode ser uma espiã para qualquer um dos lados.

Claire encontra Black Jack Randall, um antepassado de seu marido Frank, que tem a mesma aparência que ele, mas um coração negro. Black Jack é uma pessoa cruel e que se leva algum tempo para começar a entender, mas que tem um papel muito importante na narrativa.

Da mesma forma, Claire conhece Jamie Fraser, um sobrinho dos senhores Mackenzie, um foragido da justiça. Mas ele é inocente, e por esta acusação precisa viver longe de suas terras e de sua irmã. Desde o primeiro encontro os dois sentem uma tensão no ar entre eles, e não conseguem impedir a atração que surge, junto com uma amizade, a relação dos dois é muito complementar, e eles simplesmente combinam. Claire e Jamie tem uma história, tão linda, mas tão linda que eu poderia falar sobre eles por horas, mas daí ia estragar tudo com um monte de spoilers hahahaha.

Enquanto tenta aceitar sua situação de viajante do tempo, Claire aprende os costumes da época e as tramas de envolvem o Castelo Leoch, primeiro lugar onde vive em 1743. Fato é que ela não pode revelar sua condição a ninguém, por que ainda não pode confiar nas pessoas que está conhecendo. Na época os ingleses são inimigos dos Clãs, e Claire pode ser uma espiã inglesa tentando descobrir segredos.

Como foi enfermeira, e foi criada por seu tio que era arqueólogo Claire sempre foi acostumada a viver uma vida muito livre, então tem muitas dificuldades para se encaixar no cotidiano de um outro modo de vida. Mas logo na chegada ela já usa suas habilidades para curar algumas pessoas, e é contratada como a "médica" do castelo, ganhando uma sala de atendimento e os equipamentos disponíveis na época. 


Como um misto de fantasia, ficção, aventura e romance a obra promete agradar a vários públicos. A narrativa de Gabaldon é fluida e encantadora, mas extensa, e as 800 páginas assustam no começo. Mas entrar na leitura é viajar para outro mundo ao lado de Claire, e vivenciar uma realidade de valores perdidos, e cada página vale a pena.

Eu me tornei muito fã da história depois de assistir só os trailers da série, e esperei ansiosamente o meu livro chegar. A leitura não foi tão rápida por que é um livro extenso, mas me tornei fã de carteirinha de Outlander. A história tem uma força inacreditável, as suas cenas, os personagens, os fatos históricos entremeados na narrativa, as cenas de romance, o humor, tudo é tão bem amarrado que parece algo real que foi espremido em livro, não tem muito como explicar a qualidade da obra de Gabaldon, só dando uma chance para história e lendo por si.



As descrições da Escócia, dos campos, da chuva e do frio fazem as imagens passarem diante dos olhos do leitor como em uma tela de cinema e é impossível não morrer de vontade de conhecer o país, e assim como Claire vagar pelas Highlands. Não surpreende depois da leitura a atitude dos fãs mais fervorosos que dariam tudo para viver como Claire, e conhecer esta época.  

Eu com certeza recomendo a leitura, e todo fã de qualquer um dos gêneros dentro de Outlander vai se identificar com a história e gostar do que lê. Como adição a esta narrativa maravilhosa, a edição brasileira da SdE está linda demais, estão caprichando muito nas capas e na arte interna dos livros.

A continuação, A Libélula no Âmbar, já foi lançada e eu já estou lendo, então assim que terminar tem resenha por aqui.

Como já comentei, o sucesso dos livros vem compartilhado com a série de tevê. Produzida pelo canal Starz, a série tem o aval e a produção de Diana Gabaldon (o que garante a fidelidade aos livros) e é estrelada por Caitriona Balfe (Claire), Sam Heughan (Jamie) e Tobias Menzies (Frank/ Jack Randall).  Não vou falar muito por que assim que sair a primeira temporada completa (está na mid season) eu faço um post completão de série explicando tudinho pra vocês.
 Confiram o trailer:

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena