terça-feira, 7 de outubro de 2014

Pó de Lua

de Clarice Freire (Editora Intrínseca) 

Ouvi falar muito deste livro, mas não tinha entendido sua premissa até receber um exemplar de cortesia do Skoob, e confesso que fiquei completamente encantada. O Pó de Lua é para diminuir a gravidade das coisas, e conta com uma série de poemas e textos integrados com ilustrações em um exemplo maravilhoso do uso da arte gráfica.

Clarice escreve sobre as coisas da vida, e a cada página você consegue se relacionar e entender exatamente do que ela está falando. Seu uso das palavras e habilidoso, e cômico, e as conexões entre palavras e seus significados vão sendo sacados a cada minuto, e cada um deles vai trazer um sorriso ao se rosto. 

“Tenho coisas tão GRITANTES a dizer que elas me CALAM.”

É incrível que cada vez mais as editoras brasileiras ofereçam espaço aos autores para criar este tipo de obra linda e atemporal. Pois Pó de Lua pode ser lido rapidamente, se você sentar e continuar folheando, em alguns minutos terá lido tudo. No entanto, a verdadeira graça é guardá-lo perto, em cima de alguma mesa, e a cada dia toma algum desses textos, observando com tempo e carinho a obra como um todo. E certo como o verão segue a primavera você vai ter um dia mais feliz, por que neste breve momento em que se debruça sobre as palavras de outra pessoa, compreende que todos nós nos sentimos assim, e por alguns minutos este sorriso que ilumina seu rosto mostra que você não está sozinho. 
A edição do livro da Editora Intrínseca é linda de verdade, tem uma capa sem orelhas, revestida com um tipo de papel pardo rígido, as folhas são pintadas de azul, e as bordas arredondadas. As páginas intercalam entre o branco e preto, e todas tem desenhos, arabescos e pequenas ilustrações que complementam e fazem parte do texto, que é manuscrito e variado, entre várias fontes em letras maiúsculas e minúsculas.


Gostei muito da leitura, mas bem mais do que isso gostei de possuir este livro e saber que sempre será possível voltar às suas páginas. Por alguma razão sinto que ler uma única vez não me permitiu aproveitar tudo que há para ser aproveitado na leitura de Pó de Lua, e a obra de Clarice Freire me deixou com uma vontade irremediável de ler mais cinco desses com novos textos. Esta vontade só pode significar que o livro é muito bom, e que você provavelmente deveria ler ele também.


0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena