segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Coluna no Jornal Gazeta do Sul - Uma Escolha e uma Lição

Oi pessoal, tudo bem com vocês? Hoje não é o dia que eu geralmente posto a minha coluna que sai a cada quinzena no Jornal Gazeta do Sul. Acabei atrasando, mas pelo menos está aqui, eu falei um pouco mais sobre Se Eu Ficar, vem ver:

UMA ESCOLHA E UMA LIÇÃO
Dentro da tendência dos sick-lits (livros com personagens doentes) surge um lançamento que surpreende tanto pela temática, quanto pela força e suavidade com que consegue transmitir as sensações da personagem principal. Em Se Eu Ficar, de Gayle Forman (Editora Novo Conceito), livro que figura nas principais listas de mais vendidos, Mia é uma adolescente comum, que divide seus dias estudando, treinando violoncelo e convivendo com sua família e seu namorado.

Sua vida é mudada em um passeio de carro, quando um acidente vira de ponta cabeça tudo que já foi seguro em sua existência. Enquanto sai dos destroços do que fora o carro da família, ela vê, em choque, seu corpo ser socorrido pelos paramédicos, e percebe que está separada de si mesma. Enquanto observa seu corpo na UTI, ela relembra os fatos mais marcantes de sua vida, e percebe que a escolha de cortar o fio que a prende a esta vida, ou voltar a vivê-la depende apenas de si mesma.

A narrativa é em primeira pessoa, fluida e tem muita graça ao descrever a vida que Mia teve antes do acidente. O leitor tem apenas o ponto de vista dela, e recebe os relatos do dia-a-dia da família ao mesmo tempo em que sabe o quanto a sua condição é delicada. A autora consegue não apenas dar a dimensão da vida que está por um fio, mas também pesa todas as possibilidades, entre ir e ficar. O livro é de uma beleza que supera apenas a tristeza da situação, e enquanto nos emociona, faz lembrar da fragilidade de nossas vidas.

Mais vendidos em Santa Cruz do Sul*.

1 – O Resgate – Nicholas Sparks (Editora Arqueiro)
2 – Se Eu Ficar – Gayle Forman (Editora Novo Conceito)
3 – Guga: um brasileiro – Gustavo Kuerten (Editora Sextante)
4 – Garota Exemplar – Gillian Flynn (Editora Intrínseca)
5 – Amandine – Marlena de Blasi (Editora Record)

*Lista elaborada com base nas vendas das principais livrarias da cidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena