quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Jim Morrison por ele mesmo


Org. Alberto Marsicano (Editora Martin Claret)

O livro clipping reúne em oito capítulos diversas informações sobre a vida e a carreira do vocalista da banda The Doors, James Douglas Morrison. Jim foi uma figura icônica e suas ideias e talento inspiram até a atualidade milhões de pessoas no mundo todo.

Sendo filho de um membro da marinha norte-americana, Jim cresceu tendo problemas em lidar com figuras de autoridade. As constantes mudanças da família o transformaram em um jovem introspectivo que preferia ficar trancado no quarto lendo livros de seus autores favoritos, como Rimbaud, William Blake, Jack Kerouac e Artaud. Seus pensamentos incomuns fizeram dele um homem estranho, que se matriculou na UCLA, na Califórnia para estudar cinema, e amava escrever poemas. 



Desiludido com o curso, Jim forma então um conjunto musical, para colocar sons aos seus versos sombrios e ao lado de Robby Krieger, John Densmore e os teclados alucinantes de Ray Manzarek, os Doors conquistam a América. Uma turnê de sucesso e Light My Fire em primeiro lugar na Billboard, além de uma turnê pela Europa parecem coroar o sucesso.

No entanto, a busca pelos extremos, o uso exagerado de drogas e álcool para “abrir as portas da percepção” passaram a causar problemas ao grupo, que enfrentou processos judicias, e um boicote do público após um show desastroso em Miami. As polêmicas impediram até mesmo que a banda fosse convidada para Woodstock, o festival dos festivais.

O livro se divide em contar sobre as influências e ideais do The Doors e sua fundamentação literária e cultural, depois passa por uma breve biografia de Jim Morrison, uma cronologia da vida dele, com os principais fatos de sua história e da banda. Em seguida um capítulo com entrevistas da época, com diversos repórteres para vários veículos e as respostas de Jim a estas questões. Um capítulo de textos de outras pessoas, sobre Jim, encerrando com o registro discográfico da banda, e bibliografia.

No geral a leitura é rápida porque o livro não é extenso e tem várias divisões, para compartimentar os blocos de texto. O estilo do autor não é exatamente simples, mas não dificulta a leitura. A capa é bonita, e segue o padrão da série, e o interior tem muitas imagens, fotos e citações de Jim Morrison que complementam a história.


  
De maneira geral é válido para quem, como eu é fã da banda e do cantor, mas para uma visão mais completa minha recomendação ainda é Daqui Ninguém Sai Vivo, de Jerry Hopkins e Danny Sugermann. Esta é uma biografia bem mais completa, que foi feita após muita pesquisa, sem falar que os autores conviveram com a banda neste período. Existe muito do mesmo em Jim Morrison por ele mesmo, apesar de o livro ser curto, e outros aspectos poderiam ter sido abordados.

Fala-se muito por exemplo no filme The Doors, dirigido por
Oliver Stone, onde o ator Val Kilmer interpreta de maneira fenomenal uma encarnação de Jim Morrison e sua personalidade. O roteiro consegue em pouco tempo contar os pontos essenciais da história da banda e de Morrison, e de sua morte misteriosa em Paris aos 27 anos. Um filme maravilhoso e que incorpora o espírito deste momento único de liberdade e sensações, um tempo que não volta mais. 

Confira o trailer:




Resenha pode ter ficado gigante, mas com certeza valeu a pena!

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena