quinta-feira, 12 de junho de 2014

Zon - O Rei do Nada

de Andrei Simões e Lupe Vasconcelos (Editora Empíreo)

Zon é um invasor de mentes. Esta é a frase que define o livro, e é esta frase que você não deve esquecer durante toda a leitura. Zon é onisciente, onipresente e usa suas infinitas possibilidades para se colocar no lugar de pessoas com os mais diversos estilos de vida. Ele existe no nada, e no nada ele é o soberano, mas precisa das mentes destes humanos para seguir vivendo.

Zon tenta destruir as crenças presentes nestas mentes que está invadindo, mas descobre que sua mente também pode ser invadidida e sua existência não faz mais o mesmo sentido que antes.

Em um ponto ele não sabe mais se o que ocorre é real, ou fantasia, se está em sua própria mente, ou na de outra pessoa. Esse questionamento de sua existência é o que a muda, e acompanhamos Zon em suas aventuras e suas experiências.

O livro é lindo, tanto fisicamente quanto em conteúdo, a narrativa não é exatamente linear, mas é poética. Você pode abrir uma página aleatória do livro, remover um parágrafo e vai ter uma citação incrível que vai fazer sentido para você.

A filosofia entranhada nas páginas é parte fundamental da história, mas é um livro complexo, para ler com calma e atenção, não é uma leitura leve de passar o tempo. Você vai sentir necessidade de pensar sobre Zon, e seu mundo, e sobre sua existência.

A edição da Editora Empíreo ficou lindíssima, com uma diagramação excelente, e revisão completinha. As  ilustrações de Lupe Vasconcelos são parte inseparável da obra, ler Zon não seria a mesma coisa sem os desenhos incríveis que ela produziu.

Gostei muito da leitura, apesar de levar algum tempo para ler, e pensar no que li. Por que boa literatura é assim, difícil por que faz as engrenagens de dentro da cachola se moverem, e pode até mudar algumas coisas ali dentro. Então, leitores, estejam avisados.      


0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena