terça-feira, 1 de abril de 2014

Jô na Estrada

de David Coimbra e Gilmar Fraga (Editora L&PM)

Jô é uma mulher casada e com dois filhos adolescentes, que acha que não tem muito mais que esperar da vida. Apesar de ser linda, inteligente, e estar de bem com seu corpo e sua vida, ela casou muito cedo e passa a ter dúvidas sobre as escolhas que tomou. 

O marido, Fábio se acomodou na vida e no relacionamento dos dois. Como ele foi o único homem de sua vida, Jô começa a pensar que poderia ter tido mais experiências e aventuras se não tivesse se comprometido tão cedo.

Ela decide então sair de casa e fazer uma viagem, conhecer pessoas, ver lugares diferentes. Mas apesar de realizar isso de certa forma, nem tudo sai como ela espera. Ela acaba em São Paulo onde conhece Maya, uma garota de programa de luxo que quer lhe oferecer a oportunidade de viver sua realidade por uma noite. 

Jô, que saiu de casa por ter muitas dúvidas acaba voltando ser ter adquirido nenhuma certeza. Mas claro que não termina por aí, tem muito mais na história desta mãe de família que queria sair por aí. Uma grande amiga, Ana Paula está grávida de um cara perigoso e pede ajuda, e Jô vai em seu auxilio, mesmo correndo risco de ser pega.

Achei o livro bem interessante, tem muitos insights sobre a vida e uma mensagem de evitar a acomodação na vida. A leitura é rápida, principalmente por que o livro intercala trechos de escrita e trechos de HQ, as ilustrações são bem legais e complementam a história e a visualização dos personagens.

Acho que a ideia principal foi muito boa, mas podia ter sido explorada de forma diferente. A personagem Jô querem se descobrir e se conhecer, claro é uma ideia feminista e atual, algo que toda mulher tem o direito de fazer, mas ela faz uma escolhas idiotas e se coloca deliberadamente em perigo, o que dá a entender que toda mulher que quiser viver a vida vai correr perigo. O fato é que ela não fizesse escolhas idiotas poderia realizar suas fantasias em segurança.

Outra coisa que não agradou muito foi o final, que fica um pouco no ar. Se ela largasse o marido de vez, ou ficasse com ele depois de  ver como o mundo é seria algo mais resolvido. Acho que a escrita do David Coimbra é realmente muito boa, mas esse livro teve algumas falhas de construção. Vale a leitura para quem gosta de erotismo, aventura e pitadas de humor e perigo.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena