sábado, 1 de março de 2014

Menor livraria do mundo guarda 3 mil livros em 3,8 m²

Com mais de três mil livros em apenas 3,8 metros quadrados, a livraria das escadas de São Cristovão, situada na popular Baixa de Lisboa, é considerada a menor do mundo. "Não sei se é menor local do mundo que vende livros, mas em termos de oferta, qualidade e tratamento do cliente posso dizer que isto é uma livraria e, neste aspecto, acho que é a menor", explicou o proprietário da loja, Simão Carneiro, em entrevista à Agência Efe.

Há quase uma década, Carneiro, de 41 anos, vive rodeado de milhares de livros (que ele afirma conhecer todos os títulos) escritos em idiomas como português, italiano, espanhol e inglês, e até em línguas tão distantes como o mandarim e o japonês. Aos 32 anos, o lisboeta deixou seu trabalho como professor de Química para ganhar a vida com sua grande paixão: a literatura. Para isso, ele montou a loja no único lugar que encontrou disponível na região histórica de Lisboa.

As escadinhas de São Cristovão unem o centro da capital lusa ao turístico Castelo de São Jorge, que a partir do alto de sua colina oferece uma incrível vista da cidade. Diariamente, milhares de turistas sobem as escadas decoradas com grafites coloridos que dão acesso ao castelo, e esses se transformam em potenciais clientes da acolhedora loja de Simão Carneiro.

Os livros com a imagem do poeta luso Fernando Pessoa na capa ocupam um lugar privilegiado nas estantes da livraria, já que é o autor mais pedido pelos estrangeiros. "Pessoa não é um poeta português, é universal. Pertence ao sul, ao norte, ao leste e ao oeste. É único", declarou Carneiro cheio de emoção. 

Ávido leitor, ele afirma ter lido milhares de livros ao longo da vida, tantos que não lembra. Mas lamenta que já não mergulhe mais entre as páginas tanto quanto antes de ser livreiro porque tem menos tempo livre. Trabalhando na livraria, passa o dia todo rodeado de literatura e isso faz com que quando chegue a casa tenha menos vontade de desfrutar de sua paixão.

Via: Exame

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena