quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Seis Coisas Impossíveis

de Fiona Wood (Editora Novo Conceito)

O livro conta a história de Dan, um adolescente australiano de 15 anos que tem que enfrentar muitas mudanças na sua vida todas acontecendo ao mesmo tempo: seu pai perdeu toda a fortuna da família, se assumiu gay e largou a família, a mãe ganhou uma casa histórica de herança de uma tia pra onde os dois se mudam e tenta abrir um negócio fazendo bolos de casamento, e ele entra numa escola nova onde não conhece ninguém. Para lidar com tudo isso ele estabelece uma lista com seis coisas impossíveis, mas que se acontecessem fariam ele mais feliz e resolveriam um pouco dos problemas, entre elas beijar Estelle, a menina da casa ao lado por quem Dan se apaixonou, ajudar sua mãe, conseguir um emprego, falar com seu pai quando ele liga e também não ser um nerd completo na escola nova.
Aos poucos ele vai se adaptando com a rotina nova, recebe visitas de seu amigo Fred, conhece uma colega chamada Lou, seu vizinho dos fundos Oliver o trata muito bem e ajuda com roupas novas. O cachorro que a família herdou junto com a casa, Howard passa a ser um amigo também. Aos poucos ele até consegue conversar algumas vezes com Estelle, sua vizinha linda, mas que nunca sairia com um perdedor como ele. Ele até consegue dois empregos, um como voluntário e outro em um café. Ele começa a imaginar que sua vida pode não estar tão ruim afinal, principalmente pelo choque na comparação entre o que sua vida era e como ela está agora.
Mas sua mãe passa a espantar todas as possíveis clientes dizendo que casamento é uma coisa ruim, e desenvolve uma obsessão por Thom York do Radiohead que ele não consegue controlar. Ele ainda não consegue atender o telefone quando seu pai liga. Os meninos da escola, liderados pelo bully Jayzo implicam com ele o tempo todo. E ele precisa de mais dinheiro para pagar uma cirurgia para Howard, que está muito velhinho.
Seis Coisas Impossíveis foi um livro que realmente me surpreendeu, porque achei que ia ser só uma história comum de adolescente, mas ela é bem mais. Dan é uma imagem de todas as mudanças drásticas que passamos na vida e como lidamos com isso (nem sempre bem). Mas temos a certeza de que algum dia melhora, assim como aconteceu com ele. 
A imagem que temos do Dan antes do livro começar é de um filhinho de papai, que nunca teve uma preocupação na vida, totalmente acomodado. Mas tudo muda a partir do momento em que eles se mudam, ele passa a ser menos egoísta, se preocupando em fazer bem, em ajudar sua mãe nessa fase difícil, precisa fazer tarefas domésticas. é muito interessante ver um tipo de mudança de comportamento tão humana em um personagem ficional.
Os personagens do livro são muito divertidos e engraçados, e os pensamento de Dan são hilários de acompanhar. Ele erra e pisa na bola como gente de verdade, e tem um tipo de inabilidade social com o qual todos os leitores podem se identificar. O estilo da autora é tão descontraído que a leitura passou voando, e quando percebi já tinha terminado. Os capítulos são curtos, o que também ajuda. A edição da Novo Conceito está linda, a capa com pequenos desenhos, como no início dos capítulos, e as partes de diário escritas com letra manuscrita, o que deixou o interior do livro um charme. Um livro que eu adorei, e que vou recomendar com certeza para muita gente.


0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena