sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Livro de 6 toneladas como crítica à burocracia

Você também acha que há muita burocracia em nosso país e que há excesso de normas por aqui? Então você talvez entenda e admire o trabalho longo feito pelo advogado Vinícios Leôncio, que reuniu todas as legislações tributárias do Brasil em um livro. A ideia era mostrar o peso, literalmente, dessas leis todas no desenvolvimento do país.

Até aí, tudo bem, mas a ideia do advogado o colocou entre um dos recordistas do Guinness Book, já que o tal livro, com a reunião de todas as legislações tributárias, depois de duas décadas de pesquisa, agora é considerado o maior do mundo, com – pasmem – 6,2 toneladas e 43.216 páginas, sendo que cada uma mede 2,2 metros de altura e 1,4 de largura. Só para você ter uma ideia, as páginas enfileiradas percorreriam uma distância de 95 km.

De acordo com o autor do livro, o Brasil edita uma média de 35 normas tributárias por dia útil. “A questão era justificar o peso que tem a burocracia tributária na economia das empresas e procurar saber por que o Brasil é o único país do mundo no qual as empresas consomem 2,6 mil horas anuais para liquidar seus impostos, só de burocracia”, disse Leôncio, em declaração publicada no Estadão.

O advogado teve várias dificuldades para ir adiante com o seu projeto, já que precisou desembolsar R$ 1 milhão, e teve problemas para encontrar uma gráfica que topasse imprimir o superlivro – a solução foi, com a ajuda de um amigo, adaptar uma impressora de outdoors.

Leôncio não pretende ter lucro com o projeto. Ele afirma que sua intenção era apenas chamar a atenção para o fato de que o Brasil tem o maior tempo gasto para pagamentos de impostos em todo o mundo. Ele espera que o livro possa dar um susto nos governantes e na sociedade, que talvez não tivessem ideia do tamanho do problema.

Fonte: Megacurioso

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena