quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Escritores de um único romance

Famosos e prestigiados, muitos destes escritores são clássicos que figuram em diversas listas de leitura obrigatória. Mas, apesar da fama e da importância de sua obra, escreveram apenas um romance. Conheça os escritores cuja carreira literária é marcada por apenas uma obra prima

SYLVIA PLATH: O único romance da poetisa e contista Sylvia Plath é 'A redoma de vidro', que tem traços autobiográficos e fala da luta contra a depressão.
ANNA SEWELL: Seguiu o caminho do pai Phillip Sewell, autor de histórias infantis, e publicou, em 1887, seu único romance, 'Beleza Negra'. O livro conta, em primeira pessoa, a história de um cavalo. O livro fez sucesso e foi levado várias vezes ao cinema.
Foto: Wikimedia Commons
RALPH ELLISON: Apesar de ter escrito críticas literárias e ensaios políticos, o único romance de Ralph Ellison é 'O Homem Invisível'. Lançado em 1952, o livro fala das condições dos negros americanos na primeira metade do século 20.
EMILY BRONTË: Escritora e poeta britânica, Emily Brontë ficou famosa por ter escrito o romance 'O Morro dos Ventos Uivantes', hoje um clássico da literatura mundial.
HARPER LEE: 'O Sol é para todos' é o único romance publicado de Harper Lee. O livro foi um sucesso na época do lançamento, em 1960. Foi agraciado com o Prêmio Pulitzer, e, ainda hoje, é considerado um clássico da literatura americana. A versão para o cinema, com Gregory Peck, também entrou na lista de filmes obrigatórios.
MANUEL ANTÔNIO DE ALMEIDA: Lançado em 1852, 'Memórias de um sargento de milícias', foi o único livro desse escritor brasileiro. O romance marcou época por incorporar a linguagem das classes média e baixa, fugindo do padrão aristocrático da época.
MARGARET MITCHELL: A jornalista norte-americana escreveu, durante um período de afastamento do trabalho, o romance '...E o vento levou'. Publicado em 1936, o livro faz um retrato da sociedade do sul dos Estados Unidos.
OSCAR WILDE: Apesar de ter sido um dramaturgo famoso e bastante produtivo, Oscar Wilde só escreveu um romance: 'O Retrato de Dorian Gray'.
BORIS PASTERNAK: O autor russo escreveu diversas poesias e um único romance, 'Doutor Jivago'. Foi censurado na União Soviética na época de sua publicação, tendo sido, inclusive, obrigado a devolver o Nobel de Literatura que ganhou pela obra.
J.D. SALINGER: Com diversos contos publicados, J.D. Salinger ficou mundialmente conhecido pelo romance 'O apanhador no campo de centeio'. Foi um dos primeiros escritores a tratar de maneira honesta temas específicos da adolescência, como confusão, angústia e revolta.

3 comentários:

Unknown disse...

Nossa, que interessante esse post *-*
Realmente existem vários autores de um livro só. Mas nem por isso eu tenho qualquer preconceito contra tais autores. Até porque como bem demonstra essa lista que você montou, podem ter publicado apenas um livro, mas é um livro que vale por muitos de tão bem feito.

Beijos,
Nanie

Milla disse...

Oi Paola, nossa adorei esta postagem, muito legal saber dessas coisas, eu não li nenhum destes livros, mais já ouvi falar muito de alguns e bom, desta lista eu gostaria de ler O Morro dos ventos Uivantes..

Beijos Mila

http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/2013/08/novidades-editora-arqueiro-e-sextante.html

Paola Severo disse...

Que bom que vocês gostaram meninas, a ideia era mais ou menos essa mesmo, mostrar que eles são grandes autores, mesmo com um único romance. :)

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena