quarta-feira, 3 de julho de 2013

Clube da Luta

de Chuck Palahniuk (Editora Leya)

O livro conta a história de um personagem masculino, cujo nome não sabemos, beirando os seus trinta anos e trabalha em um lugar que odeia. Ele gasta seu dinheiro com hábitos de consumo que não são seus, e não consegue vencer a insônia que o está matando. Nesse momento entra em sua vida a figura icônica de Tyler Durdeen. Ele é meio vagabundo, meio revolucionário e está sempre fazendo algo que vai contra o sistema. Num dado momento, os dois entram numa briga sem nenhum motivo e criam o clube da luta. A primeira regra do clube da luta é nunca falar sobre o clube da luta. É um lugar criado com o propósito de se sentir vivo, para reaver o que perdemos sob as camadas de civilidade e convivência pacífica, para colocar pra fora toda a raiva acumulada pelos destratamentos das outras pessoas.
Os dois iniciam juntos algo que se torna uma rede e começam a surgir clubes da luta em vários lugares. Tyler e nosso personagem principal ainda disputam a afeição da confusa e estranha Marla.
O livro de Chuck Palahniuk é escrito de uma forma absurdamente criativa. Ele não é como nenhum livro que voc~e já tenha lido, sua estética é diferente, as frases as vezes são soltas, são confusas, mas sempre fazem sentido. É um livro maravilhoso, e surpreendente se você consegue ler ele antes de assistir o filme, como aconteceu comigo.
O filme é de 1999 e foi estrelado or Edward Norton e Brad Pitt nos papéis principais, e Helena Bonham-Carter como Marla. O filme dirigido por David Fincher tem milhares de fãs no mundo todo, e é o filme preferido de muita gente pelas suas falas inteligentes, e suas críticas ao consumismo exagerado. Acho que o filme foi o tão fiel quanto poderia com um livro desta natureza, o diretor conseguiu passar grande parte das ideias e da confusão do romance para a tela. Vale a pena ler primeiro e depois conhecer a versão cinematográfica. Confira o trailer do filme:


0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena