segunda-feira, 15 de abril de 2013

E se Hitler acordasse em 2011?


Imagine se Adolf Hitler acordasse na Berlim de 2011. Como se sentiria o ditador alemão numa Alemanha reunificada, sem a invasão russa, com milhares de imigrantes turcos, com uma moeda europeia, um primeiro-ministro mulher e com casais gays e lésbicas andando de mãos dadas pela rua.
Esse é o mote do livro de estreia do escritor alemão Timur Vermes. Com o título "Er Ist Wieder Da" (ele está de volta, em tradução livre), a publicação satiriza os "dilemas" vividos pelo líder nazista vivendo na capital alemã nos dias de hoje. Na história, em vez de cometer suicídio, Hitler ficou adormecido por 66 anos.
Ao despertar, Hitler fica desnorteado com a nova realidade. Ao ler o jornal e ver a data em 2011, ele desmaia de pavor. Hitler é convidado para participar de um programa de TV cuja apresentadora tem origem turca. As ideias de Hitler são tidas como bizarras e ele é confundido com um comediante.
Narrada em primeira pessoa, a fábula criada por Vermes divide a opinião dos críticos literários e, ao mesmo tempo, lidera a lista dos livros mais vendidos na Alemanha. Já são mais de 500 mil cópias vendidas em 27 países, entre eles, o Brasil.
Para imitar o estilo da escrever de Hitler, muito diferente da estrutura dos discursos políticos, Vermes se baseou no livro Minha Luta, a autobiografia do ditador alemão e nos monólogos gravados no bunker do quartel-general nazista em Berlim. Você acha que isso pode ser satirizado ou o assunto deve ser esquecido?

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena