terça-feira, 6 de setembro de 2011

A Estrada

de Cormac McCarthy (Editora Alfaguara)

Em A Estrada, num futuro distópico não muito distante, tempestades de fogo destroem o planeta como o conhecemos, levando com ele a sociedade da maneira como ela existe hoje. Neste contexto, onde não existem mais animais, e a grande maioria das plantas está morta e seca, os poucos sobreviventes humanos vivem vagando em busca de alimento. Um pai e seu filho de sete anos seguem a estrada que leva até o sul, no lugar onde antes existiam os Estados Unidos. A única comida que encontram são enlatados que restaram, em casas abandonadas.
O pai tenta com tudo que pode proteger a vida de seu filho, que significa tudo para ele, e que o lembra da sua mulher, e de uma época melhor antes de toda esta tragédia. Eles precisam tomar muito cuidado o tempo todo, pois saqueadores, assassinos e canibais(!) também vão pela estrada. As únicas coisa que os dois possuem é um carrinho de supermercado com muito pouca comida e algumas coisas, suas roupas do corpo e um revólver, com poucas bala, sem nenhuma munição extra.
Eles seguem seu caminho pela estrada para chegar ao sul, onde o inverno não será tão rigoroso, já que o sol não brilha por causa de uma camada de cinza que paira constantemente junto a atmosfera. Cada dia é um novo desafio, e a sorte ou não de encontrar alimento.
A Estrada é um livro muito mais sobre a psicologia humana e o instinto do que qualquer outra coisa. Os sentimentos do pai, pela sua mulher, e para proteger o filho. O sentimento de medo constante do menino, nascido já neste mundo aterrorizante. O sentimento de sobrevivência acima dos outros da maioria das outras pessoas.
Sempre ouvi falar como os livros do Cormac McCarthy são fortes, intensos e agora concordo. Seu modo de escrever não é convencional, nem linear. Mas sua história é poderosa, e te faz parar para pensar em como é um mundo em que não existem regras, nem sociedade. Onde somos apenas humanos. Ótimo livro.

4 comentários:

Samuely B B L disse...

muuuuuito massa!

Niii disse...

distópico!?????????
não tinha ouvido sobre... fiquei curiosa!

bj

Vanessa disse...

Eu não tinha visto sobre esse livro ainda, mas fiquei interessada. Parece ser bom.

Beijos, Vanessa.
This Adorable Thing

Paola Severo disse...

O livro é bom mesmo, vale a pena!

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena