segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A Descoberta das Bruxas

de Débora Harkness (Editora Rocco)

O título do livro sugere que seja uma descoberta. E foi pensando que seria assim que me agarrei ao livro de capa azul de 638 páginas. No início me decepcionei um pouco com a tal da descoberta, pois não era bem das bruxas. Diana Bishop sempre soube que era bruxa (seus pais eram dois bruxos poderosos). A grande notícia é que ela nega o seu poder. E que poder! Bem, vamos ao resumo do livro.

Diana Bishop é uma pesquisadora que ficou órfã aos sete anos. Desde então passou a negar suas habilidades mágicas e tentou se camuflar no mundo dos humanos. Mas os bruxos não são o único tipo de criatura que existe entre os "seres normais". Também existem os demônios e vampiros. Quando Diana descobre acidentalmente um misterioso manuscrito, o Ashmole 782, escondido há séculos, é que toda a loucura começa. Além de ser perseguida por todos os seres da cidade que querem o famoso manuscrito, Diana ainda se apaixona por um vampiro, Matthew Clairmont, só que o relaciomento (leia-se romance) entre diferentes espécies sobrenaturais é proibido. O que este vampiro tem em comum com outros da literatura? Ele é possessivo. Quase como um cão de guarda. Ah, e ele também quer o manuscrito.

Muita coisa acontece ao longo da história. Entretanto, as respostas são vagas. Confesso que quase abandonei o livro logo nas primeiras páginas, mas consegui criar vontade e segui firme. É uma leitura pesada e em alguns momentos coloquei em prática o que a minha professora de literatura chamava de "leitura diagonal". Apesar disso, fiquei fascinada com a história. São tantas coisas, tantos detalhes. Não consegui acreditar no final do livro. Aquilo não é final para o coração de uma jovem leitora.

Diana é uma bruxa. O título da obra tem a palavra bruxa. Só que eu tive a sensação de que os vampiros estavam muito mais presentes na história do que as tais bruxas, que só aparecem mesmo no final. E os demônios? Ainda não sei responder essa pergunta. A atmosfera do livro é repleta de dúvidas. É amor, interesse, vontade de ajudar, segredos, passado oculto. Nunca se sabe o que a autora vai colocar na próxima página. E muito menos na última. Sim, estou meio revoltada com o final do livro. Ele caminhou para algo, mas pelo tamanho eu pensei que as coisas poderiam se resolver. Ah, mas elas se resolvem. Dizem que fugir nunca é a resposta, mas quem sabe ajude nesta situação. E não, não estou contando o livro. Recomendo a leitura de A Descoberta das Bruxas para entender este post tão enigimático quando a história. E se alguém já leu, preciso conversar sobre o final!

Dúvidas, reclamações, pedidos ou qualquer coisa do gênero podem ser feitos nos comentários. =)


0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena