terça-feira, 2 de agosto de 2011

Entrevista com a Autora - Martha Argel

Entrei em contato com a autora Martha Argel para ver se ela concedia uma entrevista ao blog, pra contar um pouquinho da vida e dos livros dela para os leitores do blog e ela topou! Abaixo seguem as perguntas e respostas:

1.Quem é a Martha?
Dependendo da hora, sou bióloga, escritora, birdwatcher, tradutora... Nascida e criada em São Paulo, apaixonada pelo Rio e sempre pronta para viajar, de preferência para lugares onde a natureza ainda é exuberante. Adoro animais, tento ser vegetariana e tenho uma simpatia mais do que casual pelo budismo.

2.Você sempre quis ser escritora, ou teve/tem outras profissões?
Escrevo desde criança, mas ser escritora nunca esteve em meus planos. Sempre quis ser bióloga e trabalhar com animais, e fiz isso durante a maior parte da vida. Formei-me em Ciências Biológicas, fiz mestrado e doutorado em Ecologia, trabalhei como cientista, consultora ambiental e professora universitária. Achei esquisitíssimo a primeira vez que alguém me chamou de “escritora”. Isso foi há mais de dez anos. Percebi que as pessoas gostavam do eu que escrevia, comecei a fazer experiências literárias e acabei assumindo esse meu lado escritora.

3.Quanto tempo levou para escrever "Relações de Sangue", e de onde veio sua inspiração?
Escrevi Relações de Sangue em seis meses, e passei uns dois anos reescrevendo. Tive a inspiração ao escrever um conto de terror, onde nasceram as personagens Clara e Lucila, respectivamente humana e vampira. Gostei tanto da interação das duas no conto, que acabei imaginando uma trama em que as duas se envolviam com um “vampiro de programa”; era para ser só mais um conto, mas as personagens ganharam vida e a história virou um livro.

4.Você teve dificuldades para publicar seus livros?
Na maioria dos casos, não, pois foram obras propostas pelas editoras.
Mas alguns dos livros de ficção demoraram anos para serem aceitos e publicados.
 
5.O que você diria para alguém que quer ser escritor?
O aspirante a escritor deve ler muito, mas muito mesmo. Best-sellers não bastam, é necessário ler clássicos da literatura brasileira e mundial, e obras de não ficção. Também é fundamental adquirir uma cultura geral, e ainda, cultivar um bom português, aprender gramática e ampliar o vocabulário. Fazer cursos e oficinas de escrita criativa pode ser uma opção excelente. Acima de tudo, o escritor estreante deve ter humildade e senso crítico: ele não pode achar que seus primeiros textos serão revolucionários e geniais. Podem até ser, mas em geral é necessário praticar muito e elaborar muito o texto até encontrar um estilo próprio. E ele não deve copiar modinhas, ou será apenas mais um entre milhares. Quando já estiver escrevendo, é importante conseguir bons leitores-beta que possam ler o texto, comentar, fazer sugestões e críticas bem fundamentadas (desconfie de leitores que só fazem elogios!). E caso seja publicado, o escritor deve ser capaz receber as críticas não como ofensas pessoais, mas como uma contribuição para o desenvolvimento de sua escrita.
 
6.Qual seu livro e autor preferidos?
Alguns dos livros que mais impressão me causaram foram A jangada de pedra, de José Saramago; Galápagos, de Kurt Vonnegut; Você é um animal, Viskovitz, de Alessandro Boffa; e O nome da Rosa e O pêndulo de Foucault, de Umberto Eco.

7. Projetos para o futuro, novos livros?
Agora na Bienal do Livro do Rio de Janeiro será lançado, pela Llyr Editorial, meu terceiro romance, Amores Perigosos, com os mesmos personagens de Relações de Sangue. É uma história cheia de paixões perigosas e da sedução tão fascinante dos vampiros! Estou trabalhando, ainda, em vários projetos, de ficção e de não ficção, mas não posso falar nada sobre eles, por enquanto.
Agradeço a oportunidade deste bate-papo, e aproveito para mandar um beijo carinhoso a você e a todos os leitores deste blog!

Nós que agradecemos a sua simpatia, e disponibilidade em responder as  nossas dúvidas!

Para conhecer o site da Martha Argel: aqui.
Para visitar (e seguir!) o blog da autora: aqui.
Para seguir la no twitter: aqui.
Para ler minha resenha de Amor Vampiro com um conto dela: aqui.
 
 

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena