segunda-feira, 27 de junho de 2011

Jogos Vorazes

de Suzanne Collins (Editora Rocco)


Katniss Everdeen vive em um mundo onde todas as possibilidades são limitadas pela Capital. Com apenas 16 anos, ela se vê obrigada a encarar os Jogos Vorazes para salvar a vida de Prim, sua irmã mais nova. Ela se ofereceu para participar dos Jogos no lugar de sua irmã, que havia sido escolhida. A cada ano, 24 tributos (dois por Distrito) são escolhidos durante a Colheita para participar do massacre, no qual apenas um deles pode sobreviver.
Os tributos do distrito 12 são Katniss e Peeta. O garoto revela, em uma entrevista antes dos Jogos, estar apaixonado por Katniss. No começo, ela pensa que isso faz parte de uma estratégia para mantê-los vivos. Mas a preocupação dele com sua “amada” a faz questionar se essa história é mesmo uma mentira.
A autora consegue criar um universo em que a sobrevivência está acima de tudo, mas sem ser tão sangrento quanto parece. Enquanto as pessoas que moram na Capital vivem com conforto e costumes que parecem estranhos para os outros Distritos, o resto da população passa fome. Crianças morrem para o divertimento da Capital. E tudo isso parece normal para quem não sofre com as garras de ferro do presidente Snow.
A leitura é fácil e a história flui em apenas um fôlego com as armadilhas proporcionadas pela Arena. A luta para sobreviver está em primeiro plano, mas a relação de Katniss com Peeta contagia o leitor. Se somente um pode sobreviver, o que acontecerá com eles?
Quando li a última página, prendi a respiração e permaneci em silêncio. Como a autora conseguiu conduzir a história para aquele desfecho? Sem dúvida, melhor livro que li neste ano. Jogos Vorazes é uma trilogia, e o título da continuação é “Em chamas”.
Conhece o livro? Gostou da resenha? Espero a sua resposta nos comentários!


 

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena