quarta-feira, 23 de março de 2011

Um Ano de Milagres: Um Romance dos Tempos da Peste

de Geraldine Brooks (Editora Nova Fronteira)

Em 1666, um vilarejo até então pacato de Londres é visitado pela morte em si, na forma da terrível peste negra. Uma mulher, sobrevivente começa a contar os fatos que levaram à tragédia e como ela se desenvolveu, toda a história é narrada de seu ponto de vista. Ficamos sabendo desta maneira que após a primeira leva de pessoas contaminadas, e consequentemente, mortas, o lugarejo foi isolado. Financiado por um nobre da região as pessoas tiveram a possibilidade de ficarem presas sem precisar sair em busca de mantimentos em vilas próximas. 
Foi um dos melhores livros que li este ano, a autora sabe exatamento como nos passar todas as informações e quais manter em suspense. O mais interessante é que a vila existiu de verdade, e foi mesmo isolada, baseada nestas informações Brooks desenvolveu a narrativa fictícia em cima da base de verdade histórica. É incrivel notar as diferenças de crença e costumes, a ideia de que a peste é uma maldição enviada por deus para punir os moradores e que eles nada podem fazer para se defender, quando na verdade a sua grande falha é apenas a falta de higiene. Eles não fazem ideia de que a peste negra é transmitida pelas pulgas, e assim inventam dezenas de tratamentos "milagrosos", baseados apenas em crenças e superstições. No centro da trama ficam a mulher que conta a história, o jovem pároco do lugar e sua esposa. 
A história de Um Ano de Milagres se desenvolve de maneira surpreendente, e quando se vê, não há nenhuma vontade de parar, apenas a vontade de saber o que vai acontecer com cada morador do vilarejo. O desfecho é fenomenal.
Totalmente recomendado!
 
Só pra constar, achei a capa gringa milhares de vezes mais bonita.

2 comentários:

Mi Müller disse...

Eu li um outro livro desta autora e gostei muito da narrativa dele, isto somado a tua resenha empolgada fez com que eu me interessasse muito mesmo por este, sem falar na temática que achei ótima. Estou dando uma freada na lista de leituras mas não resisti e coloquei este :)
Adorei a resenha.
estrelinhas coloridas...

Paola Severo disse...

Que bom que gostou Mi ;)

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena