quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Rede Social de Leitores: GoodReads

O Goodreads é uma das redes soci­ais dedi­ca­das a livros mais uti­li­za­das no mundo. Lan­çado em Dezem­bro de 2006, estima-​se que atu­al­mente tenha cerca de 2,2 milhões de uti­li­za­do­res espa­lha­dos pelo mundo e mais de 52 milhões de livros adi­ci­o­na­dos.Basi­ca­mente, trata-​se de uma “estante vir­tual” que serve para man­ter­mos o registo dos livros que lemos, dos que esta­mos lendo e dos que queremos/​temos para ler no futuro. é bastante semelhante ao Skoob, já que este foi criado inspirado pelo próprio Goodreads. Serve tam­bém para ver­mos as opi­niões dos outros uti­li­za­do­res em rela­ção a deter­mi­nado livro. Tal como  em ou­tras redes soci­ais, tam­bém no Goo­dre­ads pode­mos adi­ci­o­nar “ami­gos” e estar assim a par do que eles vão lendo e das suas opi­niões. Como não se trata de um site naci­o­nal, nem sem­pre é pos­sí­vel encon­trar lis­ta­das as edi­ções em português, mas todos os mem­bros, desde que tenham o esta­tuto de libra­rian (de fácil obten­ção), podem adi­ci­o­nar as edi­ções brasileiras. Já existe uma quan­ti­dade con­si­de­rá­vel de livros em por­tu­guês no sis­tema e uma boa parte deles tem a indi­ca­ção do nome do tra­du­tor (uma boa alter­na­tiva à já cos­tu­meira falta de infor­ma­ção rela­tiva a este aspecto por essa inter­net afora). 
Há muitas redes parecidas em vários idiomas, e pretendo ir postando sobre elas quando der. Eu uso só o skoob mesmo, mas a página do Goodreads é assim:


Para ver o post que fiz sobre o Skoob aqui.



2 comentários:

Vanessa disse...

Já vi esse goodreads também, mas eu não gosto de ter muitas redes sociais, então vou ficar só com o skoob mesmo UASHAUHS mas adorei o post sobre isso (:
Beijos, Vanessa.

Paola Severo disse...

Obrigada Vanessa, tenho uma lista de outras redes sociais para postar.

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena