segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A Janela de Esquina do Meu Primo

de E.T.A. Hoffmann (Editora Cosac Naify)

O escritor alemão Ernst Theodor Amadeus Hoffmann, ou E.T.A, criou uma obra-prima da observação. Em A Janela de Esquina do Meu Primo, o autor assume a personalidade de um homem que está visitando seu primo que mora em Berlim, um escritor inválido e recluso que mora de frente para uma enorme feira e que se deleita em conhecer a vida secreta das pessoas que vão às compras. Há quem diga que este livro é biográfico,  mas são apenas semelhanças em relação è vida do autor.
No livro escrito em um diálogo entre eles, ss dois, o escritor e o primo, passam o dia todo desta visita em frente à janela onde o escritor mostra cada personagem curioso que visita a feira, ao seu visitante. Senhoras que já foram bonitas, moçinhas refinadas que não tem escolha quanto aos produtos, criadas de famílias importantes, uma senhora que vende louça, um rapaz que vende flores. A feira de Berlim é uma ópera da vida,  onde pessoas de todos os círculos sociais se encontram em igualdade. Comprando ou vendendo, de passagem ou meros observadores todos são pegos neste emaranhado que engloba as vidas humanas. Cada peculiaridade da alma humana que se acredita estar guardada dos olhares perscrutadores dos outros expostos como num moderno reality show.
Como a maioria dos escritores acho muito interessante e muito inspiradora a ideia de observar o comportamento alheio. Mesmo não sabendo nada sobre as pessoas é divertido imaginar uma vida, ou sonhos, ou pensamentos para os estranhos. Muito da arte de escrever e de criar personagens está em conhecer a psique humana, e isto se ganha através de profunda observação, uma lição, que Hoffmann nos passa.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena