quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A Plebeia

de John Burnham Schwartz (Editora Ediouro)


A Plebeia captou a minha atenção especial principalmente por se passar no Japão, país pelo qual sou fascinada. Acho que o mote do livro é muito bonito, conta a história da primeira plebéia a se tornar imperatriz do Japão.
Conhecemos a vida de Haruko desde a sua infância quando a sua família de classe média perde muito do que tem com a Segunda Guerra Mundial, na sua adolescência o seu amadurecimento e sua rotina. Já adulta ela conhece o Príncipe Herdeiro do Japão em um torneio de tênis e surpreende a todos por não deixar que ele vença, o que foi considerado uma ofensa por todos os súditos imperiais, para o próprio príncipe foi um motivo para prestar mais atenção aquela moça simples, mas muito bonita e espirituosa.
Após o pedido de casamento do filho do imperador Haruko reluta em sua decisão, pois gosta do príncipe, mas sua vida será apenas uma sucessão de responsabilidades a patir da união. Todos os seus próprios sonhos e anseios pessoais deverão ficar para trás, ela raramente poderá ver sua família e seus amigos. Seus filhos serão criados longe, e por amas. A cada dia ela terá de carregar o fardo desta decisão, e ela deve decidir se esta vida bastará para fazê-la feliz.
Toda a história é maravilhosa, este é o primeiro livro que leio do autor mas ele é muito bom, e conhece certamente muito bem todo o protocolo real do Japão, e a vida na sociedade Japonesa. A história é baseada na vida e história da atual imperatriz do Japão, que foi a primeira plebeia a ser da família real. Acredito que este é um dos melhores que li este ano.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena