segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Moinhos de Sangue

de Ana Cristina Klein (Editora Dublinense)


Voltando da minha pausa venho resenhar este livro que me surpreendeu muito, principalmente porque não sabia nada sobre ele quando comecei a leitura. A autora é Porto alegrense, o que me fez reconhecer que (obrigado senhor!) ultimamente estão vindo vários lançamentos de autores gaúchos, como por exemplo, o Silêncio em Siena, do Flávio Wild.
A autora parece conhecer bem o mundinho das socialites de Porto Alegre onde o livro é ambientado. No enredo somos apresentados à Bia Tognazzi, uma das mais conhecidas patricinhas da capital gaúcha. Sempre nas colunas sociais, vestindo grifes e pertencente a uma família tradicional - e milionária - ela faz o que bem entende, tem todos os homens aos seus pés mas acha que nenhum deles é bom o suficiente.
Apesar de todo o luxo e glamour Bia se parece bem mais com a plebe que abomina do que gostaria de admitir. É preconceituosa, ambiciosa, faz tudo o que pode e o que parece não poder também para chegar aos seus objetivos, mesmo que para isso tenha que partir corações, chantagear, enganar e até mesmo começar a matar. Isso mesmo, descendo do salto, ela se envolve em crimes sem evidências, onde todas as provas estão no fundo do rio Guaíba.
Ana Cristina é inteligentíssima, tem um humor refinado e nem sempre escancarado, mas mesmo assim é possível dar boas risadas com a trama. Moinhos de Sangue é um livro que mostra as futilidades da vida em sociedade, e os preconceitos que todos nós carregamos, de uma forma discreta, mas com humor. O relacionamento de Bia com Ualdisnei, o filho da empregada que se tornou delegado, é um exemplo muito bom disto, ela, uma mulher rica, jamais poderia se envolver com alguém de classe inferior, mas ambos nutrem uma paixão um pelo outro, mesmo que Bia tente esconder. É engraçado ainda ficar abismado com as atitudes que a personagem decide tomar, mas que para ela fazem todo o sentido do mundo.
Este é definitivamente um livro muito bom, para ricos e pobres não importa o nível.

Para conferir a entrevista que fiz com a autora, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena